junho 02, 2009

Cineclube Ybitu Katu fará ciclo Krzysztof Kieslowski

Este mês, o Cineclube Ybitu Katu presta homenagem ao cineasta polonês, Krzysztof Kieslowski, com a exibições de oito filmes em sessões aos sábados, a partir das 19h30. Em cada sessão serão exibidos dois filmes, um curta e um longa metragem.

A abertura será no sábado, dia 6 de junho, com o curta metragem ‘Eu fui um soldado” e o longa “Não Amarás”
Kieslowski realizou para a Televisão Polonesa a série Decálogo, com filmes baseados nos Dez Mandamentos. A proposta era de produzir filme por mandamento, todos tratando de conflitos morais.

Dois deles foram produzidos posteriormente e transformados em longa-metragens, são eles: “Não Matarás” e “Não Amarás”.
O diretor procura usar uma quantidade mínima de diálogos, concentrando-se no poder da imagem e das cores, para transmitir sua mensagem. As palavras são substituídas por uma poesia imagética.

O cineasta aprimora seu estilo nos filmes posteriores. Os quatro últimos filmes foram rodados através de uma produção francesa: “A Dupla Vida de Veronique” (estrelando Irène Jacob) e a “Trilogia das Cores” (A liberdade é azul, “A Igualdade é Branca” e “A Fraternidade é Vermelha”.

conheça o restante da programação: dia 13 de junho - “Escritório Sem Fim” e “Sem Fim”; Dia 20 de junho - “O Bonde” e “Sorte Cega”; Dia 27 de junho - “Talking Heads” e “A Liberdade é Azul”.

As sessões começam sempre às 19h30. Na programação acima é importante frisar que o primeiro filme sempre será um curta metragem, seguido pelo longa.

As sessões acontecem no Centro Cultural de Botucatu, na Praça XV de Novembro, nº 30.