junho 30, 2009

Criança que venceu câncer é o símbolo do McDia Feliz 2009

Em Botucatu, a FAMESP - Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar será a entidade beneficiada pela campanha

A edição 2009 do McDia Feliz, maior campanha do país em prol das crianças e adolescentes com câncer, terá um rosto diferente: a menina Caroline Valença Medeiros, de 11 anos. Ela será a grande estrela da campanha de divulgação da iniciativa, que irá ao ar em todo o país, e também do evento de lançamento nacional da campanha deste ano, marcado para a próxima terça-feira, 16 de junho, no Espaço Vila Uber, na capital paulista.

Caroline foi tratada em São Paulo, no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), uma das 100 instituições já beneficiadas pelo Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional do McDia Feliz. Ela está curada de um câncer no sistema nervoso central e foi escolhida como símbolo das crianças já salvas com as doações da campanha, para enfatizar que se há 30 anos, a chance de cura era de 15% em média, atualmente ela pode chegar a 85%, quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.
Maior campanha de combate ao câncer infanto-juvenil do País tem lançamento nacional com nova identidade visual e venda de tíquetes antecipados de Big Mac

Este ano a meta do McDia Feliz, marcado para 29 de agosto, é arrecadar mais de R$ 12 milhões com a venda de sanduíches Big Mac em todos os 568 restaurantes McDonald’s brasileiros, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

Em 2008, o McDia Feliz arrecadou R$ 11.524.268,99 com a venda de aproximadamente 1,5 milhão de sanduíches Big Mac. Desde a primeira edição do McDia Feliz, em 1988, já foram arrecadados mais de R$ 90 milhões. “Atingida a meta de 2009, a campanha superará a marca de R$ 100 milhões em doações realizadas. Todo este valor já possibilitou mais de 300 construções e reformas de hospitais e alas dedicadas à criança e ao adolescente com câncer, mais de 120 construções e reformas de ambulatórios e quimioterapia, e foram adquiridos cerca de 100 veículos e equipamentos para tratamento, entre outros projetos que beneficiam a cada ano mais de 30 mil crianças e familiares atendidos nas instituições participantes” comemora Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

“Promovemos o McDia Feliz no Brasil há mais de 20 anos, uma campanha que hoje envolve mais de 65 mil pessoas, entre funcionários, fornecedores, franqueados e voluntários. Além de proporcionar fundos para que as instituições beneficiadas possam oferecer um tratamento de qualidade às crianças, a campanha tem o objetivo de incentivar o diagnóstico do câncer cada vez mais cedo, o que faz com que as chances de cura possam superar os 70%”, ressalta Flávia Vigio, Vice-Presidente de Comunicação da Arcos Dourados, empresa que gerencia os restaurantes McDonald’s na América Latina.

A partir do evento de lançamento, será iniciada a venda de tíquetes antecipados de sanduíches Big Mac para o McDia Feliz. Os interessados em adquirir tíquetes ou se tornar voluntários da campanha devem entrar em contato com as instituições beneficiadas, indicadas no site www.instituto-ronald.org.br.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apóia ações em prol de crianças e adolescentes com câncer. O principal objetivo do Instituto é aumentar o índice de cura do câncer infanto-juvenil e sua maior fonte de arrecadação para essa finalidade é o McDia Feliz. O Instituto coordena a campanha e a verba arrecadada, repassando as doações para projetos apresentados por instituições beneficentes de todo o país que cuidam de crianças e adolescentes com câncer. Os projetos são selecionados e aprovados pelo Conselho Científico do Instituto, formado por alguns dos maiores oncologistas do país, entre eles o Diretor-Geral do Instituto Nacional de Câncer. Desde a primeira edição do McDia Feliz, já foram doados mais de R$ 90 milhões de reais para o combate ao câncer infanto-juvenil, que atualmente apresenta taxas de cura superiores a 85% quando a doença é diagnosticada precocemente.

Sobre o McDonald’s Brasil

O McDonald's é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta com 568 restaurantes e 57 McCafé no Brasil. Há 30 anos atuando no país, a rede está presente em 138 cidades, localizadas em 22 estados e no Distrito Federal.

Em 2008, a empresa registrou um faturamento de R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, atendendo 1,6 milhão de clientes por dia. Esses números garantiram à empresa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação. O McDonald's é um dos maiores empregadores privados do Brasil, com mais de 48 mil funcionários e uma das empresas que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego.