junho 18, 2009

Curso prático enfoca biotecnologia de sêmen de equinos

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp realiza, de 25 a 27 de junho, o XIX Curso Prático de Reprodução Equina com enfoque em Andrologia e Biotecnologia de Sêmen.

O objetivo é a capacitação dos alunos e a reciclagem dos médicos veterinários que atuam no setor de reprodução de equinos.

Serão abordados vários aspectos relacionados ao exame adrológico, incluindo anatomia do sistema genital equino; endocrinologia da reprodução do garanhão; patologias reprodutivas nos garanhões; exame clínico e reprodutivo; coleta de sêmen eqüino; análises imediatas e mediatas do sêmen e confecção e expedição do laudo do exame andrológico.

A parte do cursos voltada para a biotecnologia de sêmen inclui informações sobre novas técnicas de refrigeração e transporte de sêmen; metodologia da congelação; tipos de envasamento; manipulação do botijão de sêmen; técnicas de descongelação de sêmen; testes de viabilidade espermática pós-descongelação e técnicas de inseminação artificial convencional.

O curso é coordenado pelos professores Frederico Ozanam Papa e Marco Antonio Alvarenga, do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da FMVZ. A carga horária é de 24 horas e são oferecidas dez vagas.

Mais informações pelos telefones (14) 3811-6249 e 3811 - 6326 ou através do e-mail papa@fmvz.unesp.br