junho 15, 2009

Prof. Joel Spadaro será titulado professor emérito da FMB/Unesp

O ex-diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), professor Joel Spadaro receberá a titulação de professor emérito da instituição. A nomeação foi aprovada por unanimidade pela Congregação da FMB em maio. A data de entrega do título ainda será definida pela direção da faculdade.

A solicitação foi aprovada pelo Conselho de Departamento, justificando que prof. Spadaro prestou relevantes serviços tanto no tocante a Extensão de serviços à comunidade, estando à frente do Ambulatório de Cardiologia por muitos anos, quanto no Ensino, ministrando aulas para quase todas as turmas formadas pela FMB. O professor também realizou trabalhos científicos que contruibuíram para o desenvolvimento da cardiologia.

Joel Spadaro foi um dos quatro botucatuenses que ingressaram na primeira turma da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, em 1963. Fez parte da primeira Diretoria do Centro Acadêmico Pirajá da Silva como coordenador de Esportes.

Em 1969, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB e fez doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, em 1974. Fez concurso de livre-docência, em 1980. Em 1984 fez concurso para o quadro de docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp.

Spadaro desenvolveu atividades administrativas como: representação em Conselhos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, na Congregação da Faculdade de Medicina e no Conselho Universitário da Unesp. Foi representante do Estado de São Paulo junto à Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM e também representante regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP. Foi, durante dois anos, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar - FAMESP. Exerceu, ainda, a chefia do Departamento de Clínica Médica por dois mandatos, vice-diretor (2001 a 2005) e diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (2005 a 2007).