junho 19, 2009

Secretaria compra balcões tipo self-service para 250 escolas

Novos modelos auxiliam os alunos na hora de montar o prato; outras 2.600 unidades já têm o equipamento

A Secretaria de Estado da Educação acaba de adquirir balcões tipo self-service para 250 escolas da rede. Os primeiros 40 equipamentos serão instalados no mês de agosto. Até o final de 2009 outras 210 escolas serão beneficiadas. A novidade faz parte do Projeto Sirva-se, implantado em 2004, que pretende modernizar os utensílios para produção e distribuição da merenda em quase três mil escolas. Hoje o projeto contempla 2.600 unidades.

Os novos modelos têm regulagem de altura e abas laterais maiores que os tradicionais. Com isso, os estudantes podem observar a comida e, assim, aprender sobre boa alimentação. A ideia é ajudar as crianças na hora de montar o prato e estimular o aprendizado de quantidade e qualidade.

"As crianças não conseguem ver a comida com os balcões tradicionais. Nos novos modelos, as abas laterais mais largas ajudam os alunos a apoiar os pratos", afirma Monika Manfrini Ferraz Nogueira, nutricionista do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) da Secretaria.
Os equipamentos foram idealizados por técnicos da Secretaria e adquiridos pelo sistema de pregão, ainda propiciam economia ao Estado, pois custam cerca de R$ 2.450 (cada). Os modelos tradicionais custam cerca de R$ 4 mil. Os novos têm quatro cubas para armazenar os alimentos e expectativa de duração de 10 anos. Para se servir, os alunos sempre terão acompanhamento de um profissional da escola. A Secretaria distribui, direta e indiretamente, cerca de 3 milhão de refeições por dia nas escolas estaduais.
"Investimos em merenda de qualidade, com alimentos balanceados, que atendem às necessidades dos alunos. Além disso, modernizamos a forma dos estudantes se servirem, permitindo que eles tenham maior autonomia e prazer na hora de montar os pratos", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza

Relação de escolas e cidades beneficiadas.
Cique na imagem para ampliar