junho 17, 2009

Secretaria de Educação inicia inscrição para projeto Jovens Embaixadores

O programa leva 35 estudantes de escolas públicas brasileiras para uma viagem de três semanas pelos Estados Unidos

A Secretaria de Estado da Educação iniciou, no último dia 15, o processo de inscrição para os estudantes da rede estadual que estiverem interessados em participar do Programa Jovens Embaixadores.

As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Educação (), no link específico para o Programa Jovens Embaixadores 2009. Lá o aluno pode imprimir a ficha de inscrição que deve ser entregue, juntamente com a documentação necessária, à unidade escolar do estudante. Todas as fichas de inscrição devem ser entregues pela diretoria da escola à Embaixada Americana até o dia 12 de agosto.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com os setores público e privado em ambos os países. Beneficia, com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades.

História de Sucesso

Estudante da E.E Maria Aparecida Lopes, João Paulo Ferrari tomou conhecimento do programa por intermédio do coordenador da escola. Aprovado no processo seletivo ele viajou, em 09 de janeiro deste ano, para os Estados Unidos, onde conheceu um pouco do modo de vida americano.

Junto com os outros 34 participantes do programa, João Paulo conheceu a capital do país, Washighton D.C, participou de workshops e, durante uma semana, viveu com uma família americana, frequentou a High School e teve oportunidade de conhecer uma nova cultura e realidade.

“O mundo se abriu para mim. Visitei o Capitólio, o Departamento de Estado e agora estou estudando para as provas preparatórias para tentar voltar e estudar em uma Universidade Americana”, conta. Segundo o estudante, após o programa todos os alunos participantes receberam, da Embaixada Americana, um convite para realizar as provas que são pré-requisito para estudar no País. “Há várias provas como o TOFEL, a TELPE, e se formos aprovados em todas, eles nos ajudam a ingressar em uma faculdade americana”, conclui esperançoso.

Documentação necessária

- Uma fotografia recente (colorida);
- Uma cópia da carteira de identidade;
- Uma cópia da matrícula escolar para 2009;
- Uma cópia do histórico escolar ano a ano;
- Uma cópia do certificado de curso de inglês (caso tenha estudado inglês fora a escola);
- Uma cópia do comprovante de renda de ambos os pais ou responsáveis legais;
- Uma cópia da conta de luz mais recente da residência em que vive;
- Uma carta de recomendação de um professor ou da escola;
- Uma carta de recomendação dos pais ou tutores legais;
- Uma carta de recomendação do projeto social em que está envolvido.


Secretaria de Estado da Educação - Assessoria de Imprensa