junho 08, 2009

Semana Angelino de Oliveira começa na próxima segunda-feira

Há 27 anos a memória de Angelino de Oliveira é lembrada com música, paixão que o tornou um dos violonistas mais reconhecidos no início do século passado. Neste ano, não será diferente, a Semana Angelino de Oliveira mistura música e manifestações artísticas em um evento que relembra e homenageia este cidadão botucatuense, que chegou ainda criança à cidade e aqui desenvolveu uma sólida carreira musical.

A trajetória de Angelino de Oliveira começou na Banda São Benedito por volta de 1908, quando participava de celebrações religiosas nos coretos da cidade, apresentando números de polcas, valsas, tangos e mazurcas.

Em 1911, passou a integrar a orquestra do Grêmio Literário e Recreativo, que animava os bailes promovidos pelo clube. Seis anos depois, ele já era reconhecido como músico e violonista quando formou com José Maria Perez o duo Violguita, que posteriormente, incorporou o pianista Luiz Cardoso, tornando-se o trio Viguipi. Nesta época, eles se apresentavam em cassinos, festas particulares e casas de espetáculos em várias cidades do interior paulista e na capital do Estado.

Em 1940, Angelino assume a direção artística da recém criada rádio PRF-8, onde criou e dirigiu programas como Alma Sertaneja e Hora Literária. Entre as músicas de maior sucesso do compositor estão Eu Nasci Naquela Serra e Tristeza do Jeca.

A 27° Semana Angelino de Oliveira começa na próxima segunda-feira,15, na escola da rede municipal que leva o nome do músico. Confira a programação:

15 de Junho
Orquestra Sinfônica Municipal
19h30
A Orquestra irá fazer concerto especial com caráter didático, interpretando peças de Angelino de Oliveira e compositores locais.

16 de Junho
Alê Moreira e Trio Altos da Serra
11h/ 16h30

O músico Alê Moreira é ex-aluno da Escola e se apresenta junto ao Trio que foi a atração na primeira Semana Angelino de Oliveira, em 1982. Juntos vão apresentar releituras das obras do compositor.

17 de Junho
Contando e Cantando Angelino de Oliveira
10h30/ 16h

A diretora Regina Blanco transformou letras de Angelino de Oliveira em esquetes teatrais, que serão apresentadas sob direção teatral de José Cláudio Lino.

18 de Junho
Coral da Escola Angelino de Oliveira
11h/ 16h30

Alunos apresentam canções de Angelino de Oliveira, sob regência de Jorge Cisneros.

19 de Junho
Homenagem à Angelino de Oliveira
Teatro Municipal de Botucatu
20h30

Noite de gala com apresentação do Coral Angelino de Oliveira e peça teatral Contando e Cantando Angelino de Oliveira.

20 de Junho
Corporação Musical Damião Pinheiro Machado
Praça Cavalheiro Virgílio Lunardi, Vila dos Lavradores
10h

27° Semana Angelino de Oliveira

EMEF Angelino de Oliveira
Rua Teotônio Araújo, 660 – 18608-330 – Vl Antártica
[14] 3882-1778

Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, 27 - Centro
[14] 3882-9004