junho 16, 2009

Vera Cabral assume direção da Escola de Formação

Economista vai implantar cursos voltados para prática do magistério com enfoque específico para cada região do Estado

A economista Vera Lúcia Cabral Costa foi escolhida pelo secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, para assumir a direção da recém-criada Escola de Formação de Professores.

“Vera é uma profissional de grande valor para a Educação. Tenho certeza que ela fará um trabalho excepcional à frente da Escola de Formação”, disse o secretário de estado da Educação, Paulo Renato Souza.

A escola faz parte do Programa + Qualidade na Escola e tem como meta complementar o conhecimento dos professores da rede estadual de ensino de modo semelhante aos cursos de especialização. São atividades que vão direcionar os educadores para as práticas em sala de aula.

“Os cursos da Escola de Formação vão trabalhar questões didáticas e temas específicos para que o educador desempenhe de forma adequada suas funções em sala de aula”, afirma Vera Cabral.

De acordo com a diretora da unidade, os professores serão capacitados para colocar em prática o exercício do magistério.

O currículo adotado pela Secretaria nas 5.300 escolas estaduais será objeto das aulas da Escola de Formação. A grade dos cursos também irá abordar questões sociais e culturais específicas de cada região do Estado.

Previsto para entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, a escola deve oferecer, de início um curso de 360 horas de formação durante quatro meses com atividades em classe e rotinas escolares, para os 10 mil professores que a rede estadual pretende contratar ainda em 2009. A Secretaria vai utilizar a estrutura da Rede do Saber e das 91 diretorias de ensino para aulas presenciais. “O currículo do curso também pretende contar com atividades práticas e estágios supervisionados, além de explorar diferentes formas de transmissão de conhecimento, usando, inclusive, as inovações tecnológicas em prol da melhoria da qualidade do ensino público oferecido aos 5 milhões de alunos da rede paulista de educação”, afirma a diretora da Escola de Formação de Professores.

Trajetória

Mestre em economia pela Universidade de São Paulo, Vera foi diretora de Políticas Sociais da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) e tem uma longa trajetória profissional voltada para projetos na área da educação.

Autora do livro Descentralização da Educação, a economista também atuou como consultora do Ministério da Educação e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Secretaria de Estado da Educação - Assessoria de Imprensa



Powered by ScribeFire.