julho 07, 2009

Bombeiros de Botucatu se juntam ao Hemocentro do HC/Unesp para captar doações

O Hemocentro do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu dia 7 de julho, a confirmação de que terá a parceria do Corpo de Bombeiros de Botucatu para a captação de novos doadores, através do projeto “Bombeiro Sangue Bom”. A ajuda vem em boa hora, já que o período de inverno é critico para o serviço.

O capitão José Milton Franco de Arruda, comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Botucatu, esteve na sede do Hemocentro juntamente com o 1º sargento José Aparecido da Cruz e enfatizou que buscará apoio junto à Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Tiro de Guerra (TG) e Guarda Civil Municipal (GCM). Os esforços são no sentido de aumentar o estoque do HC, onde, em períodos de feriados, por exemplo, o consumo de sangue aumenta em aproximadamente 30%.

As ações, que são promovidas anualmente, devem perdurar por todo o mês de julho, já que no dia 2 foi comemorado o Dia do Bombeiro. “Vamos fazer o possível para divulgar sobre a importância da doação de sangue para tentar suprir a falta com a qual o Hemocentro sofre. Nós, lá no quartel, devemos servir de exemplo. Traremos doadores, dentro do possível”, explica capitão Franco.

O estoque do Banco de Sangue atualmente é de 120 bolsas de 0 positivo - o ideal seriam 250; 90 bolsas de A positivo – o ideal seriam 220; 15 bolsas de O negativo - o ideal seriam 60; 11 bolsas de A positivo - o ideal seriam 60.

Todos os dias o Hemocentro do HC/Unesp de Botucatu funciona das 8 às 16h30. Aos sábados, das 7 às 13 horas. Mais informações: (14) 3811-6234.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp