julho 07, 2009

"Dorotéia e as Farsantes" homenageia os revolucionários

Por Renato Fernandes

A Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos apresenta na dia 9 de julho, quinta-feira o espetáculo teatral “Dorotéia e as Farsante - Um Espetáculo de Improviso”, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20h30.

O dia da apresentação coincide com o feriado de 9 de julho, data em que se relembra o início da Revolução Constitucionalista de 1932. Para comemorar o feriado, a produção decidiu elaborar uma promoção para atender os revolucionários, dando-lhes desconto de 50% na compra de ingresso. “Como é difícil estabelecer a identificação de um revolucionário, resolvemos criar o seguinte critério: quem estiver vestindo uma camiseta do Che Guevara paga meia. Para receber o desconto também pode apresentar botton, boné e até mesmo tatuagem. Mas tem que ser do Che.”, explica o diretor teatral Robert Coelho.

A idéia do espetáculo surgiu no início de 2008, no Núcleo de Improviso do grupo. A intenção era o estudo do desenvolvimento de dinâmicas para apresentações.

“Nossa meta era organizar um pequeno grupo que estivesse preparado para apresentações em bares, teatros e eventos. Toda sexta-feira, durante o primeiro semestre, nos reunimos para os ensaios e uma amostra desse processo foi visto na apresentação "Enquanto isso..." que fechou o espetáculo "Ativar!!!”(agosto de 2008)”, explica Coelho, no blog da Quadrilha de Teatro (www.notivagosburlescos.blogspot.com).

Após o sucesso da apresentação o grupo voltou ao Municipal no Dia das Mães, agora para mostrar à platéia o espetáculo “Dorotéia e as Farsantes”.

Estilo - O teatro de improviso é um segmento da arte cênica que parte de sugestões da platéia para o desenvolvimento de cenas, utilizando técnicas de improviso.

Apesar de jogos como esse sempre terem feito parte da rotina das companhias teatrais, somente nos últimos anos se tornaram populares graças a iniciativas como a do “Teatro Esporte”, ou “Match de Improvisação” e os Barbixa. Na televisão o estilo ganhou um programa próprio o “Quinta Categoria”, transmitido nas noites de quinta-feira pela MTV.

Na internet, vídeos que se utilizam dos estilos se tornaram verdadeiros virais graças a sites como o Youtube . “Algumas dinâmicas e jogos já são conhecidos do público, o que não prejudica nenhuma surpresa. Cada apresentação é sempre única. Para isso a participação da platéia com sugestões de frases, lugares e temas é fundamental. Para essa apresentação temos jogos inéditos, que não mostramos em Botucatu ainda.” Diz Coelho.

O elenco de “Dorotéia e os Farsantes” é composto por sete atores (Danilo Batista, Erick de Barros, Fernando Bassetto, Murilo Andrade, Rafael dos Santos, Renan Lushon e Sérgio Viana), mais o mestre de cerimônias (Robert Coelho) que coordena as dinâmicas e faz a mediação com o público.

Toda apresentação é aberta com uma cena curta que conta com a participação de todo o elenco. Em seguida, durante aproximadamente uma hora, os atores se revezam em cerca de oito a dez jogos de improvisação. A escolha dos atores que participarão dos jogos é feita através do sorteio de bolas coloridas. O grupo recentemente participou do programa “Tudo a Ver Interior” na Rede Record e realiza uma pequena turnê regional com apresentações em São Manuel, Botucatu, Avaré e Jaú.

(com informações do blog:www.notivagosburlescos.blog spot.com).