julho 07, 2009

Faculdade de Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu pode mudar para a Fazenda Lageado

No dia 09 de junho, alunos, docentes e servidores técnico-administrativos participaram de uma consulta sobre a realização de estudos para a mudança da FMVZ para a Fazenda Experimental Lageado.

Somados os votos dos 367 participantes da consulta e aplicados os pesos de 0,1 para alunos, 0,2 para servidores técnico-administrativos e 0,7 para docentes o resultado apontou que 64,26% dos votantes deseja a realização dos estudos. 32,42% foram contrários.

Após o resultado da consulta, o professor Luiz Carlos Vulcano, diretor da unidade, já deu início aos estudos para apurar a viabilidade da mudança da estrutura da Faculdade para o Lageado, onde já se encontram os Departamentos de Melhoramento e Nutrição Animal, de Produção Animal e as áreas de produção, ensino e pesquisa ligadas aos cursos de graduação e pós-graduação em zootecnia.

Na segunda-feira, dia 22, o diretor da FMVZ, vistoriou uma área do Lageado pertencente à Faculdade para realizar uma primeira análise sobre a adequação do terreno. Ele foi acompanhado por um grupo de professores que incluiu o supervisor das Fazendas de Ensino Pesquisa e Produção, professor Ciniro Costa e o professor Cezinande Meira, supervisor do Hospital Veterinário.

A mudança da estrutura da FMVZ para o Lageado é um anseio antigo da comunidade e de outros dirigentes que passaram pela unidade que a atual direção tenta viabilizar. “Não tenho dúvidas de que ter toda a estrutura da FMVZ numa mesma área melhoraria vários aspectos administrativos da unidade e permitiria maior interação com relação ao ensino e pesquisa”, ressalta a professor Vulcano. “A partir do resultado da consulta vamos realizar estudos cuidadosos para analisar essa possibilidade. Se a mudança for ocorrer ela tem que ser completa e bem feita, com a construção de uma estrutura nova, moderna e adequada para atender as demandas crescentes da instituição por muitas décadas”.