julho 14, 2009

Reflexões Contemporâneas em exposição no Museu de Artes

O Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins (MAC) sedia, até o dia 25, a exposição “Reflexões Contemporâneas”, com obras da artista plástica Rosa Barreiros.

A artista apresenta na exposição o resultado do trabalho de suas fases recentes, com trabalhos em monotipia, desenho e pintura.

Rosa Barreiros é botucatuense com formação em ‘Fine Arts’, pela Chelsea College of Arts, de Londres, Inglaterra. Regressou ao Brasil há três anos. Desde então, tem frequentado cursos de vários artistas contemporâneos, entre eles Marina Saleme, Rafael Vogt Maia Rosa e Ester Grinspum.

Além dos cursos, ela também é considerada uma atuante do núcleo de pintura avançado, orientado por Dudi Maia Rosa, no Collegio das Artes de São Paulo.

Há 19 anos Barreiros atua como escultora e gravadora, a partir do ano 2000 ela acrescentou ao seu histórico a prática da monotipia e, mais recentemente, quando considerou que seu trabalho exigia maior amplitude, migrou para a pintura em tinta acrílica, sem nunca abandonar as técnicas anteriores.

Há dois anos a artista participa de Salões de Artes conceituados, entre eles o Salão de Blumenau, Salão de Atibaia, Salão de Arte de Ribeirão Preto, Salão de Arte Contemporânea de Santo André, entre outros.

No Paço das Artes, São Paulo, mostrará em outubro deste ano o projeto ‘As Piscinas’, onde mostra piscinas pictóricas, de dimensões 160 x 160 cm., e poderão ser vistas na “Temporada de Projetos na Temporada”, através do site http://projetosnatemporada.org .

Segundo informações da organizadora da exposição, a agente Cultural da Secretaria Municipal de cultura, Cláudia Basseto, o trabalho da artista é colecionado por personalidades importantes do mercado de arte contemporânea, como Jayme Vargas, colecionador também de Mira Schendel e que Alfredo Volpi.

Na exposição Reflexões Contemporâneas, a artista apresenta sete desenhos, cinco monotipias e três pinturas. “Quando tive a confirmação em mostrar meu trabalho no MAC, aceitei de imediato e fiquei muito honrada com a oportunidade. Botucatu é minha cidade natal e sempre tive vontade em exibir o meu trabalho e mostrar, através da minha pintura, uma reflexão sobre a vida”, diz Rosa.

O MAC fica na Avenida Dom Lúcio, nº 755. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira é das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, aos sábados o espaço permanece aberto das 9 às 14 horas.
Informações pelos telefones: (14) 3882-0133 ou (14) 3882-1489.