julho 30, 2009

Secretaria de Saúde emite nota oficial sobre plano de contenção da gripe H1N1 (gripe Súína)

Na manhã de quinta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu emitiu nota oficial sobre o plano de contenção do vírus H1N1, conhecido popularmente como grip suína.
Confira abaixo o teor da nota:

"COMUNICADO DA SECRETARIA MUNCIPAL DE SAÚDE À POPULAÇÃO


Tendo em vista a situação epidemiológica que o mundo, o Brasil e a cidade de Botucatu, está enfrentando referente a Influenza A/H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um plano de contenção com algumas frentes de trabalho:-

Foram feitas várias capacitações e ou atualizações de informações a vários profissionais em diferentes seguimentos, em parceria com a Faculdade de medicina na pessoa do Dr Carlos Magno Fortaleza.

Teve início no dia 03 de julho para os Profissionais de Saúde ( médicos, enfermeiros) da rede municipal. Estendemos essa capacitação para os profissionais da rede particular e conveniada no dia 20 de julho. Para os profissionais do ensino com todos os diretores das escolas da rede municipal, estadual e particular aconteceu dia 24 de julho. A orientação e esclarecimento à toda a população aconteceu no Teatro Municipal no dia 28 de julho e dia 29 do mesmo mês foi a vez dos representantes do comércio e agências bancárias no CDL. Estaremos intensificando as informações nesta segunda e terça feira(dia 03 e 04) para todos os atendentes de creche e educação infantil, bem como para os auxiliares de serviços gerais.

De acordo com a nota oficial expedida pela Secretaria de Estado da Saúde onde recomenda às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde, em reunião dia 30/07, repassou aos representantes das mesmas, onde ficou decidido que 99% das escolas acataram a decisão. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A/H1N1 no Estado de São Paulo. A recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, entre eles escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades.

A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros devido a problemas respiratórios.

A Secretaria também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com freqüência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. É fundamental ainda que as pessoas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando.

Maiores informações:- Secretaria Municipal de Saúde

Fones 3811-1105 , 3813-3388, 3811-1100 ramal 122
e-mail: vigilância@botucatu.sp.gov.br, educacaoemsaude@botucatu.sp.gov.br