julho 07, 2009

XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Campinas recebe um dos mais importantes eventos do calendário científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O The Royal Palm Plaza Hotel Resort sediará o XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose, de 6 a 8 de agosto de 2009, com a expectativa de receber 1.500 congressistas de todo o território nacional.

Promovido pelo Departamento de Aterosclerose da SBC, o Congresso terá participações de aproximadamente 100 ilustres palestrantes nacionais, além de quatro convidados internacionais pertencentes ao primeiro time da cardiologia mundial: drs. Peter Libby, de Havard, EUA, Ginés Sanz, do Ministério da Saúde da Espanha, Manlio F. Blanco Cantero, do México, e José E, Fernandez-Britto, de Cuba. O intuito é oferecer um conteúdo de excelência par a reciclagem científica de médicos e a conseqüente qualificação da assistência aos cidadãos.

“Em nossa programação, embasamos duas importantes frentes: os avanços em diagnóstico e tratamento da aterosclerose e a prevenção e atualização sobre seus fatores de risco, como a hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes”, destaca o dr. José Francisco Kerr Saraiva, presidente do Congresso, e secretário de saúde de Campinas.
Evento traça o panorama de doença responsável por mil mortes diárias no país

Só no Brasil, as doenças cardiovasculares fazem, diariamente, mil vítimas, o equivalente a quase 400 mil mortes ao ano. Na região de Campinas, onde acontecerá o evento, cerca de 8 a 10 pessoas morrem por dia em conseqüência destes males.

Devido à enorme prevalência das diferentes apresentações da doença aterosclerótica, como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, miocardiopatia isquêmica, entre outras, o XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose pretende oferecer não somente aos cardiologistas, mas também aos clínicos gerais, endocrinologistas, geriatras, médicos de família e demais profissionais da área da saúde interessados no tema, da rede pública e privada, abordagens plurais e de alto nível sobre os temas de interesses à prática diária.

“Demos ao conteúdo científico um enfoque clínico visando à capacitação e à atualização médica. Além disso, não deve em nada aos grandes eventos internacionais, com a vantagem de proporcionar conhecimentos avançados aos médicos que não têm acesso a estes encontros, em uma região próxima e de fácil acesso”, pondera dr. Daniel Lages Dias, um dos tesoureiros do Congresso.

O XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose contará também com Temas Livres nas áreas de Lípides; Diabetes; Hipertensão arterial sistêmica; Imunologia e inflamação em aterosclerose; Aterotrombose e Imagem em aterosclerose. Todos os trabalhos aceitos serão publicados na renomada revista Atherosclerosis e, sete deles, os melhores de cada categoria, serão premiados. Mais informações em http://congresso.cardiol.br/da/xii/

XII Congresso Brasileiro de Aterosclerose
Data: De 6 a 8 de agosto de 2009
Local: The Royal Palm Plaza Resort
Endereço: Av. Royal Palm Plaza, nº 277 - Jd Nova Califórnia - Campinas/SP
Informações e inscrições: (11) 3262-4378 / (19) 3753-2333
http://congresso.cardiol.br/da/xii/