julho 06, 2009

Zizi Baptista expõe "Devaneios, a Natureza Próxima e Distante" em Botucatu

Obras da artista plástica Zizi Baptista estarão em exposição na cidade de Botucatu, na unidade do Sesi - Serviço Social da Indústria, entre os dias 7 e 20 de julho, com entrada franca. Trata-se da exposição: “Devaneios, a Natureza Próxima e Distante”.

A mostra, Segundo a Assessoria de Imprensa do Sesi, reúne 134 telas, desenvolvidas ao longo de onze anos. Na exposição Baptista apresenta um olhar que vagueia pela natureza tal qual o dos primeiros registros dos artistas-viajantes e naturalistas que rastrearam a terra coletando e documentando espécies de vegetais, animais e minerais, desde o Descobrimento até o final do século XIX.

Os trabalhos que estarão em Botucatu são gravuras em metal, sobre matriz de cobre, impressas em papel importado, isoladas ou em conjunto, preto e branco e coloridas. As técnicas utilizadas são no geral as de água-forte, lift ground, ponta-seca e buril.

Nesse trabalho ela mantém o olhar curioso e organizador dos viajantes antigos, lembrando as primeiras paisagens do Brasil retratadas pelo traço de Franz Post, Albert Eckhout, Louis Choris, Jean-Baptiste Debret, Nicolas Antoine Taunay, Tomas Ender, Maria Dundas Graham Callcot, Hercules Florence, Johann Georg Grimm,— e aproxima o olhar, por meio de lupas e lentes, criando uma nova paisagem – microscópica. Por meio dela, convida o espectador a passear pelo acervo, apreciando as formas dos animais retratados neste espírito setecentista que se sucedem em uma longa série de desenhos mais tarde chamados de Gabinete das Maravilhas.

A artista tem cerca de 20 anos de carreira e já participou de 33 exposições coletivas e individuais, entre elas três internacionais na França, Itália e México: 2ª Trienal de Gravuras (1991), 4ª Bienal Internacional Acuarela (2000) e Exposição Brasil Água Acqua Venezia (2000), respectivamente.
Destacam-se também as mostras individuais Seleção FUNARTE (São Paulo-2003), Exposição Insetos, MUBE (São Paulo-2002) e Investigações: a gravura brasileira, Itaú Cultural (São Paulo-2001). Formada em artes plásticas (licenciatura plena) pela FAAP, recebeu prêmios nos 1º Salão de Artes Plásticas de Guarulhos (São Paulo-1988) e 19º Salão de Arte Contemporânea Santo André (1991), bem como na 1ª Bienal de Gravura (Santo André-2001).

Serviço
Exposição: Devaneios, a natureza próxima e distante
Local: SESI Botucatu – Rodovia Marechal Rondon, Km 247,4 - Bairro 24 de Maio.
Datas e horários: de 7 a 20 de julho – De terça a domingo, das 10 às 17 horas, exceto feriados.
Informações: (14) 3815-3733 / 3815-4346
Entrada: franca