agosto 02, 2009

Adolescente morre em voo de volta a São Paulo, após viagem à Disney

Da Agência Brasil

Uma adolescente de 15 anos, que apresentava sintomas de gripe, morreu hoje (2), em um voo entre o Panamá e o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), após passar mal no avião, quando retornava de uma excursão à Disney World, nos Estados Unidos.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o voo chegou ao Brasil às 5h45 de hoje e Jaqueline Ruas já estava morta. A causa foi pneumonia, diagnosticada no Instituto Médico Legal (IML) de Guarulhos, para onde o corpo foi removido, de acordo com a Secretaria de Segurança de São Paulo.

Segundo Luiz Felipe Fortunato, diretor da Tia Augusta Turismo, empresa responsável pela excursão da adolescente aos Estados Unidos,Jaqueline viajou para a cidade de Orlando,Estado da Flórida,no dia 19 de julho e passou mal, com sintomas de gripe e náuseas no dia 30, quando foi encaminhada a um hospital da cidade. Lá, foi submetida a vários exames, entre eles um para detecção de gripe suína – que deu negativo - e foi liberada para a viagem de volta.

Jaqueline embarcou ontem (1) à noite para o Brasil e faleceu durante o vôo, após ter sido atendida no avião por dois médicos. Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança paulista, nos Estados Unidos os médicos já haviam diagnosticado pneumonia, mas, mesmo assim, liberaram Jaquelimne para voltar ao Brasil. Ao revistar a bagagem dela, a polícia encontrou medicamentos.

Por meio de nota, a Companhia Aérea Copa Airlines, a empresa responsável pelo vôo, informou que a adolescente embarcou em Orlando com destino ao Brasil e conexão no Panamá. Durante o vôo, ela pediu assistência médica. “Para salvaguardar a saúde da passageira e seguindo os protocolos internacionais de segurança estabelecidos, a tripulação solicitou imediatamente a presença de um médico a bordo. Dois profissionais se apresentaram, os quais aplicaram na passageira os primeiros socorros, dando a atenção médica devida”, informou a nota da companhia aérea.

Quando o avião pousou em Guarulhos, foi recebido pelo pessoal do posto médico do aeroporto, que constatou a morte de Jaqueline Ruas. “A Copa Airlines lamenta profundamente o fato e se encontra, neste momento, assistindo aos familiares da passageira e trabalhando em conjunto com as autoridades locais. A Copa Airlines reitera que é sua prioridade a segurança e o bem-estar de seus passageiros e colaboradores”, diz a nota.

Luiz Felipe Fortunato disse que a empresa de turismo está à disposição para esclarecimentos e solidária à família da vítima, aguardando os laudos sobre a causa da morte da adolescente.