agosto 03, 2009

Botucatu e região se preparam para Prêmio MPE Brasil

O sucesso da gestão de negócios das micro e pequenas empresas é um quesito que traz premiação e reconhecimento nacional. Empresários da região de Botucatu podem participar do MPE Brasil, que no ano passado era denominado Prêmio Superação Empresarial. Esta premiação de competitividade dos pequenos negócios promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade no mercado, por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 14 de setembro no site www.premiompe.sebrae.com.br ou pelos Correios. A meta de inscrições do Prêmio MPE Brasil 2009 é de 75 mil inscrições. Em 2008, foram feitas cinco inscrições na região de Botucatu.

Segundo o gestor do projeto do Sebrae-SP em Botucatu, Vitor dos Santos, a participação da empresa em um prêmio de repercussão nacional oferece muitos benefícios. “Mesmo não sendo finalista, o empresário recebe um relatório contendo os principais conceitos de excelência em gestão traçados pelo FNQ - Fundação Nacional da Qualidade. A partir deste relatório de auto-avaliação e a visita do consultor, o empresário já pode traçar estratégias de melhorias para os pontos fracos e ressaltar os pontos fortes do empreendimento", relata o gestor.
Na edição passada, um empresário foi finalista na premiação, que tem inscrições até dia 14 de setembro

O prêmio é dirigido às empresas das seguintes categorias: indústria; comércio; serviços de turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagem); de saúde, educação; tecnologia da informação (desenvolvimento, implantação e gerenciamento de softwares) e agronegócios. A empresa inscrita em uma dessas categorias pode concorrer ao Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, que atuam em ações de contribuição ao desenvolvimento social e do meio ambiente.

Na última edição do prêmio, uma empresa finalista da etapa estadual representou a região de Botucatu: Expande Corretora, no segmento imobiliário.

A ação é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com Grupo Gerdau, Instituto Paulista de Excelência e Gestão (IPEG), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Avaliação

O critério para avaliar as empresas selecionadas levará em conta as iniciativas, ações e atividades quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão para obter ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade das empresas, com conseqüente melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Para participar, o empresário deverá responder a um questionário com 56 perguntas que avaliam suas características empreendedoras e os aspectos de gestão das empresas, divididos em critérios de excelência: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Após o envio da ficha de inscrição, o participante recebe uma ficha de autoavaliação, que servira de análise e seleção das empresas às etapas seguintes, que inclui a visita de uma comissão técnica responsável por validar as informações apresentadas pelo questionário.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.premiompe.sebrae.com.br, pela Central de Relacionamento do Sebrae-SP, no 0800 570 0800, ou também no Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu, no telefone (14) 3815 9020.