agosto 20, 2009

Encontro deve traçar rumos da pesquisa na FMB/Unesp

Entre os dias 21 e 23 de agosto, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promove seu 1º Encontro de Pesquisa. O evento acontece no Hotel Colina Verde, em São Pedro e será voltado a docentes, pesquisadores, alunos e servidores técnico-administrativos da FMB, além de aberto a participantes de outras instituições de ensino e pesquisa.

Com o intuito de proporcionar ampla integração entre os profissionais que realizam pesquisa na FMB, o encontro visa refletir sobre a situação atual da pesquisa na instituição e sua inserção no contexto nacional e internacional. Na oportunidade serão definidas metas para projetar o desempenho desejado para a pesquisa clínica, experimental, translacional, quantitativa e qualitativa na Faculdade de Medicina.

A abertura do evento, que acontece no dia 21, às 20 horas, deve contar com a presença do reitor da Unesp, Herman Cornellis Jacobus Voorwald e dos pró-reitores de pesquisa e pós graduação, professoras Maria José Soares Mendes Giannini e Marilza Vieira Cunha Rudge, respectivamente.

A contextualização da pesquisa na universidade brasileira será o primeiro tema a ser abordado durante o encontro. Prevista para acontecer a partir das 8 horas, esta mesa-redonda terá como participantes os professores Gonzalo Vecina Neto, Marcelo Hermes Lima e Maria Ester Soares Dal Poz. A moderadora será a profª Célia Regina Nogueira.
Com o intuito de proporcionar ampla integração entre os profissionais que realizam pesquisa na FMB, o encontro visa refletir sobre a situação atual da pesquisa na instituição e sua inserção no contexto nacional e internacional.

Na sequência ocorrem novas mesas-redondas onde serão abordados aspectos e avanços da pesquisa experimental, clínica e da pesquisa clínica em saúde e seus métodos qualitativos. Ainda no primeiro dia acontecem oficinas de trabalho com foco na missão e visão dos objetivos nos seguintes tópicos: pesquisa na FMB, pesquisa experimental na FMB, pesquisa clínica e qualitativa.

Dia 23 de agosto as atividades prosseguem com a apresentação das condições existentes na FMB para a realização da pesquisa clínica, experimental, qualitativa e quantitativa. Devem ser expoentes das discussões as professoras Maria José Soares Mendes Giannini, Silvana Artiolli Schellini, Célia Regina Nogueira e Maria Aparecida Mourão Brasil. A partir das 9 horas acontecem novas oficinas de trabalho.

O encerramento do encontro acontece às 11 horas com plenário moderado pela pró-reitora de pesquisa, professora Maria José Soares Mendes Giannini. O evento é uma realização da Faculdade de Medicina de Botucatu, Comissão de Pesquisa e Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GTDRH). Informações sobre programação podem ser obtidas através dos telefones (14) 3811-6235/ 3811-6375 ou pelo email gtdrh@fmb.unesp.br.

Flávio Fogueral - Jornal da FMB