agosto 03, 2009

FCA e Auburn University iniciam tratativas para novo convênio internacional

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, recebeu no dia 29 de julho a visita do professor Geraldo de Souza, da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos. Convidado pelo professor Dagoberto Martins, do Departamento de Produção Vegetal da FCA ele esteve na unidade para tratar do estabelecimento de convênios entre a FCA e a Auburn University.

O professor Souza foi recebido pelos professores Edivaldo Domingues Velini e José Matheus Yalenti Perosa, diretor e vice da FCA. Ele também percorreu algumas instalações da unidade na Fazenda Experimental Lageado e participou de uma reunião com um grupo de docentes.

A aproximação entre a FCA e a Auburn University aconteceu a partir da ida do aluno Leonildo Alves Cardoso, orientado do professor Dagoberto para a universidade norte-americana. “O bom desempenho dele lá abriu nossos olhos para a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por vocês aqui”, explicou o professor Souza, que é brasileiro e vive nos Estados Unidos há 37 anos. “Queremos desenvolver uma colaboração que auxilie a melhorar ainda mais o nível das atividades das duas instituições. Juntos podemos produzir mais e melhor”.

O primeiro contato entre as instituições foi feito na área de Agronomia, mas existe a intenção de ampliar o foco com o decorrer da colaboração. “Futuramente, podemos envolver as áreas como matemática, física ou estatística num convênio global que seja benéfico para as duas universidades”, afirmou o professor Souza.

O visitante fez um convite formal para que uma delegação de docentes da FCA vá até a Auburn University para conhecer as instalações e as pesquisas lá desenvolvidas. “Vamos trabalhar para que essa colaboração seja iniciada o quanto antes”, disse o professor Souza. Há também a previsão de uma nova visita de representantes da universidade norte-americana em janeiro de 2010.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF