agosto 24, 2009

Ópera na Mala apresenta Baú de Histórias em Botucatu

Botucatu receberá no dia 26 de agosto, às 9 e 14h30, na Biblioteca Municipal Emílio Peduti o espetáculo “Baú de Histórias”, com a Companhia Ópera na Mala. A apresentação faz parte do programa da Secretaria de Estado da Cultura, Viagem Literária.

O programa, retoma suas atividades em 55 bibliotecas públicas do Estado. Em agosto, serão 11 atividades, sempre gratuitas, que buscam, mediante o contato entre escritores e público, estimular o prazer da leitura, formar novos leitores e valorizar e revitalizar as bibliotecas públicas dos municípios paulistas.

Além de botucatu a Companhia abrirá seu “Baú de Histórias” para os públicos de Pederneiras (18/8), Macatuba (19/8) e Cerquilho (25/8).

O espetáculo é uma coletânea de algumas histórias contadas no programa “Baú de Histórias” da TV Cultura e TV Ratimbum, e traz a magia dos contos de fadas, mitos e lendas de várias partes do mundo e contos de tradição oral. Personagens como o Contador de Histórias e a Princesa do Castelo, Pedro Malasartes e DonaVelha, Don Quixote e Sancho Pança entre outros saem de seus baús para contar suas histórias.

Utilizando bonecos de várias técnicas, teatro de sombras, e muita música executada com instrumentos típicos a dupla de contadores traz um pouco da cultura dos países de origem das histórias de forma dinâmica e bem humorada.
Com duração de 50 minutos, o espetáculo é indicado para todas as idades.

Na narrativa, um rei quer ouvir histórias e oferece um prêmio para aquele que contar a mais longa. Utilizando-se de bonecos de vários tipos, teatro de sombras e música ao vivo, os atores Sergio Serrano e Cris Miguel reinventam, de forma dinâmica e bem-humorada, clássicos literários e contos de tradição oral, em títulos como Dom Quixote e Sancho Pança, o Contador de Histórias, a Princesa e o Lelo do Castelo.

A dupla é responsável também pelos roteiros, trilha sonora e criação dos bonecos, cenário e figurinos.