agosto 05, 2009

Workshop ensinará os princípios do "Aiki na Dança Contemporânea"

O projeto Dynamis-Pesquisa em Teatro e Dança em parceria com a Secretaria da Cultura de Botucatu, promovem no dia 23 de agosto, das 10 às 18 horas a oficina “Princípios do Aiki na dança contemporânea", com Letícia Sekito, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

Segundo informações do blog do Dynamis (www.dynamisteatroedanca.blogspot.com), em 2005, Letícia Sekito e o Ivan Okuyama Sensei, juntamente com coreógrafo Fernando Lee, deram início a pesquisa sobre os princípios do Aiki na dança, realizados com o apoio da Fundação Japão, no Espaço Cultural da Fundação.

O tr5abalho resultou nos workshops “Aiki e Dança: princípios do Aiki aplicados a dança contemporânea“, e “Ateliê de Criação de Dança baseado nos princípios do Aiki”, com palestra e performance aberta ao público.

Desde então, Letícia Sekito tem continuado a aplicar na sua criação coreográfica, em seus workshops e cursos de dança contemporânea, os princípios do Aiki, percebendo o crescente interesse por este procedimento corporal híbrido entre a dança contemporânea e os princípios do Aiki, originário da arte marcial japonesa do Aikidô.

O Aiki pode ser traduzido como: tornar-se um com a energia da força vital, amor, paz, unificação, harmonia, reconciliação, cooperação e empatia. O princípio Aiki pode ser utilizado por pessoas que nunca fizeram Aikidô, pela sensação e experimentação no seu corpo. Algumas mudanças de paradigmas acontecerão durante as aulas, o que facilitará o aprendizado e uma nova conscientização corporal com efeitos práticos na arte e na vida diária. O trabalho é baseado no relaxamento interno do corpo e na “respiração pela sola dos pés”, de Kozo Nishino.

Também serão trabalhados os seguintes itens:
• Trabalhar a integração do corpo em movimento,
• Estimular a circulação da energia de cada corpo e sua relação com o espaço,
• Desenvolver a presença cênica e
• O estado criativo (insight) de cada dançarino.

Letícia Sekito, proporá aos dançarinos, explorações e improvisações que possam contribuir na pesquisa das possibilidades de aplicar os princípios do Aiki tanto na preparação corporal do intérprete-criador como no estado de criação artística.

A parceria entre o Dynamis e a Secretaria de cultura não ocorrerá apenas neste evento, ele se estenderá em uma série de workshops relacionados às artes cênicas, a serem oferecidos gratuitamente à classe artística mensalmente.

Essas atividades serão trabalhadas por profissionais conceituados em seus processos de pesquisas cênicas, em São Paulo, no Brasil e no mundo. Os workshops serão mensais e gratuitos.
O workshop oferece 20 vagas.

Inscrições e informações pelo telefone: (14) 3813-6438 ou 9631-0693.