setembro 02, 2009

Era uma Vez na Biblioteca estréia no Centro Cultural

Por Renato Fernandes

Bolando Filmes Produções, produtora do cineasta José Renato Arena Scorsatto, apresentará o curta metragem “Era Uma Vez na Biblioteca”, dia 4 de setembro, às 19h30, na sala Raymundo Cintra, no Centro Cultural de Botucatu, Praça XV de Novembro, nº 30 - Centro.

Segundo o cineasta, o vídeo se apropria da linguagem e clichês dos westerns, para aproximar o espectador de dois grandes nomes da literatura e poesia: Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana.

O curta apresenta um duelo cultural entre dois cowboys dentro de uma biblioteca, onde em seus coldres, levam não, armas, mas livros e a biblioteca, num efeito sinestésico, remete ao ‘saloom’, e os livros das estantes, às bebidas deste ‘saloom’. “Se tudo correr bem, também pretendo apresentar, nesse mesmo dia, um documentário sobre o futebol Feminino de Botucatu, que gravei recentemente em um dos jogos da equipe botucatuense, onde entrevisto técnicos, jogadoras e torcedores’, adianta o Scorsatto.

O curta foi rodado na biblioteca do Centro Cultural de Botucatu, no período noturno, e conta com elenco e equipe técnica da própria Cidade.

Scorsatto cursa a faculdade de cinema no Paraná e explica que busca mostrar um pouco de sua Terra Natal, personagens e pontos históricos aos colegas universitários.

O primeiro vídeo de sua autoria, exibido no Paraná foi “Estação Fantasma”, que mostra o abandono da estação de embarque e desembarque de passageiros da extinta Fepasa.

Ele também responde pelo curta metragem “Mãonólogo”, vencedor do Festival do Minuto, em novembro de 2008, quando concorreu com 87 participantes do bimestre setembro/outubro, na categoria Melhor Minuto, que teve como Tema: “Dinheiro”.

Elenco:
Fernando Dias – Cowboy com camisa branca; Rafael Villela – Cowboy co camisa vermelha ; Marino Costa – Bibliotecário; Celso Cassoni – Leitor sentado à esquerda; Bruno Figueirôa – Leitor sentado ao centro; Julio Carvalho – Leitor sentado à direita; Isaías Barreto – Agente Funerário; Danilo Batista – Assistente do agente funerário.

Confira o trailer