setembro 02, 2009

Gripe suína leva à suspensão de aulas no distrito de Vitoriana em Botucatu

O Instituto Adolfo Lutz divulgou na manhã desta quarta-feira,02, o resultado positivo para o vírus Influenza 'A' (H1N1) - a popular Gripe Suína - dos exames colhidos em 3 alunos da Escola Estadual Prof. Raimundo Cintra, localizada no Distrito de Vitoriana.

Diante do resultado, a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde recomendou suspensão temporária das atividades na escola por um período de 5 dias, retornando as aulas no próximo dia 08/09/2009.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Macharelli, a medida é exigida pelo protocolo que orienta o manejo clínico e a vigilância da Influenza. A recomendação é que os alunos permaneçam em casa, não participem de atividades que envolvam grupos sociais e fiquem em repouso até a adequada recuperação. “Se novas medidas se fizerem necessárias estaremos então reorientando a Direção da referida escola. Reforço que todos os alunos acompanhados até o momento seguem sem sinais de agravamento, não tendo nenhum registro de casos que necessitem de internação, conclui Macharelli.

Os responsáveis pela equipe de Vigilância Epidemiológica e pela Unidade de Saúde da Família informam que estão acompanhando diariamente a evolução do surto na escola e esperam que as recomendações sejam atendidas pela Unidade Escolar bem como pelos alunos.

Protocolo de Prevenção

As medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas, baseadas em intervenções não farmacológicas, para reduzir o risco de se adquirir ou transmitir no domicílio recomenda-se:

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas, e objetos de uso pessoal

Evitar tocar olhos, nariz,ou boca

Lavar as mâos frequentemente com sabonete e água, especialmente depois de tossir ou espirrar

Manter o ambiente ventilado

Evitar contato próximo com pessoas

Fonte: Subsecretaria Municipál de Comunicação e Informação de Botucatu