setembro 01, 2009

A vida narrada em versos

Por Renato Fernandes

O Militar da reserva Abel Nunes de Oliveira, decidiu narrar os principais acontecimentos de sua vida em forma de livro e para facilitar a leitura, optou em escrever as histórias em forma de versos. O resultado desse trabalho pode ser conferido no livro “Contos Reais e Poéticos”, encontrado nas principais livrarias da Cidade por R$ 12.

A obra tem 102 poesias divididas em 134 páginas. “Comecei a escrever a história de minha vida em 1975. Inicialmente, a intenção era uma biografia com o nome ‘Essa é a Minha Vida’, mas em 1991 me mudei para Pardinho e em 1998 sofri um acidente de carro”, explica.

Após o acidente, Oliveira passou seis meses impossibilitado de levantar da cama e ao retomar suas atividades cotidianas. Ele decidiu, então, trabalhar melhor no projeto do livro. “Foi então que resolvi escrever tudo em forma de versos, narrando fatos ocorridos em várias cidades por onde passei, entre elas: Pardinho, São Carlos, Araraquara, Londrina, entre outras”, diz.

O autor ressalta, que apesar de vir coletando e preparando as histórias há mais de 30 anos, o trabalho ficou pela publicação [e relativamente recente. “Passei a me dedicar com mais afinco pelo lançamento nos últimos 3 anos”, coloca.

Além de divulgar os principais acontecimentos de sua vida o livro também ajudou o autor, a localizar parentes. “Um vizinho, da época que estava morando em Pardinho, comprou o livro, e um dia, enquanto passava em frente de sua casa, ele me chamou e perguntou sobre um dos personagens; expliquei que se tratava de um parente e descobri que este vizinho também tinha parentesco com ele”, explica.

Nas páginas do livro, os relatos de Abel Oliveira se mesclam com a história do País, em poemas como “A Revolução Constitucionalista de 1932”, “O Brasil na 2ª Guerra”, “A Revolução de 1964”, “A Guarda Civil e o General Médici”, “A Inconfidência Depois de Tudo”, “Lula, o Salvador da Pátria”, entre outras.

Além dos poemas o livro também apresenta fotografias que mostram um pouco do autor e de sua vida.
Ao todo foram impressos 300 exemplares da obra, pela Gráfica e Editora Tipomic.