outubro 29, 2009

Agência sorteia livro de blogueira cubana

A ACM Comunicação está sorteando dois exemplares do livro “De Cuba, com carinho” da blogueira cubana Yoani Sánchez (Editora Contexto). Para participar, os interessados devem acessar o site da agência (www.acmcomunicacao.com.br) e assinar a petição on line “Yoani Sánchez no Brasil”, criada para pedir às autoridades cubanas a liberação da visita da autora ao Brasil.

Yoani Sánchez foi apontada como a 31ª pessoa mais influente do mundo em 2008 pela revista Time (categoria “Heróis e Pioneiros”). Em 2007, já havia sido eleita, também pela Time, como uma das 100 personalidades mais influentes do planeta. Parte desse reconhecimento se deve ao “Generación Y” (http://www.desdecuba.com/generaciony) blog em que Yoani Sánchez posta textos retratando o cotidiano de Cuba. O blog é traduzido para 17 idiomas e recebeu os prêmios Maria Moors Cabot (Columbia University /2009), Ortega Y Gasset (Periodismo Digital /2008), The Bobs (Deutsche Welle - Melhor Blog /2008) e Um dos 25 melhores blogs do mundo (Time/CNN).

O livro “De Cuba, com carinho”, que já aparece como um dos mais vendidos nos rankings do Jornal do Brasil, O Globo, Época e Veja, reúne alguns dos textos postados no blog que tem de 10 a 12 milhões de acessos por mês. Apesar dessa popularidade, os cubanos não têm acesso ao conteúdo do Generación Y e a autora não pode viajar para receber seus prêmios nos Estados Unidos e na Espanha.

A vinda de Yoani Sánchez ao Brasil estava prevista para outubro, quando seu livro foi lançado, mas apesar dos esforços, inclusive de autoridades brasileiras, o governo cubano não liberou a autora para participar do lançamento.

“É pouco provável que o governo cubano permita a visita de Yoani Sánchez ao Brasil para participar de palestras e outros eventos que estavam programados. Mas, é importante que a opinião pública, especialmente profissionais de Comunicação, a quem direcionamos o sorteio do livro, se manifeste contra todo ato de censura”, diz Walmir de Medeiros Lima, um dos criadores da ACM Comunicação, agência que periodicamente tem realizado promoções de livros como forma de estimular a reflexão sobre as práticas de comunicação. Anteriormente, a ACM Comunicação já havia sorteado os livros "A imprensa e o dever da liberdade", de Eugênio Bucci (editora Contexto) e “Manual de Assessoria de Imprensa”, de Gilberto Lorenzon e Alberto Mawakdiye (editora Mantiqueira).