outubro 08, 2009

Botucatu comemora o Dia da Animação com programação especial

Por Renato Fernandes

otucatu faz parte do grupo de 102 cidades paulistansa que receberá,no dia 28 de outubro, a programação específica e comemorativa ao “Dia Internacional da Animação 2009”, no dia 28 de outubro.

Na data, ocorrerá a mostra gratuita de curtas-metragens nacionais e estrangeiros, simultaneamente em todos estados brasileiros, e em mais de 30 países, às 19h30.

Em Botucatu, as sessões serão divididas em três modalidas: 16h30, mostra infantil; 18 horas, Mostra Paulista e às 19h30 a Mostra NAcional e Internacional. Ao todo, serão projetados 35 vídeos de animação, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. A entrada será franca.
O Evento, que celebra o cinema de animação no mundo todo com a apresentação gratuita de curtas-metragens nacionais e estrangeiros e mostras paralelas, é realizado em todos os Estados do Brasil e em mais de 30 países.

O Estado é o recordista em cidades participantes no Brasil, concentrando mais de um terço de cidades participantes.

No Brasil, o DIA é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público a cada ano. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. O coordenador estadual,Thomas Larson, destaca que a união de esforços tem possibilitado, a cada ano, que mais público tenha acesso ao cinema de animação, o principal objetivo do evento. Em 2008, mais de sete mil pessoas assistiram às mostras e participaram das oficinas e eventos ligados ao DIA em todo o Estado, informa ele.

O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural com incentivo da Lei Rouanet. E, também, conta com parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação, que faz com que filmes os brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o Dia.

No Estado de São Paulo, recebe o patrocínio do ProAC - Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado de São Paulo e, desde 2008, tem uma coordenação regional, a cargo o animador e cartunista Thomas Larson, de Ribeirão Preto, associado às produtoras Usinanimada e Super 8 Produções.