outubro 23, 2009

CCI do Lageado será premiado pelo Selo Aqui se Brinca 2009

Nesta terça, dia 27 de outubro, às 18h30, o Centro de Convivência Infantil do Lageado receberá no CityBank Hall, em São Paulo, o Selo Aqui se Brinca. Trata-se de um selo de qualidade, lançado pela marca OMO em parceria com o Instituto Sidarta, que reconhece e premia as escolas que possuem as melhores práticas do brincar.

Lançado em 2008, o Selo tem por objetivo difundir a importância do brincar em espaços escolares e estimular o debate na sociedade sobre a defesa do direito à infância. A iniciativa procura ser um instrumento efetivo de troca de conhecimentos e de boas experiências do brincar entre as instituições de ensino Infantil e Fundamental I.

O processo de seleção do qual o CCI participou teve várias etapas. A princípio, houve o preenchimento de um extenso questionário sobre estrutura, funcionamento e prática pedagógica da escola, além de suas concepções sobre o brincar, a infância e o meio ambiente. Posteriormente, foi solicitado o envio de um vídeo de 10 minutos e 20 fotos sobre a prática do brincar e o cotidiano da creche. Em um terceiro momento, um representante do Selo esteve no CCI realizando entrevista e checando os dados enviados pela escola. Esta semana, foi feita no CCI a gravação de um vídeo que será utilizado na premiação por uma produtora contratada pelo Selo.

O CCI do Lageado foi selecionado entre escolas do Estado de São Paulo e hoje integra um grupo de 35 que receberão o Selo Aqui se Brinca. As cinco escolas com as melhores práticas do brincar serão premiadas com Parques Modulares e as 30 escolas seguintes com um brinquedo especialmente desenvolvido pela marca OMO para potencializar a experiência do brincar. “Estamos com grande expectativa, pois sabemos da qualidade das atividades desenvolvidas no CCI”, coloca Sueleni de Oliveira Villas-Bôas, supervisora do Centro de Convivência Infantil do Lageado. Em Botucatu, além do CCI, a escola do Meio Ambiente também foi selecionada pelo Selo.

O Selo Aqui se Brinca acredita que a escola é um espaço fundamental para o brincar. É lá que a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, fora do contexto familiar, e onde permanece grande parte do dia. Portanto, é na escola que o brincar de qualidade pode e deve ser incentivado como forma de permitir que a aprendizagem esteja presente na experiência vivida pela criança. Para a organização do Selo, brincar é a atividade mais completa de aprendizagem da infância e a linguagem primordial da criança.