outubro 07, 2009

Dia da Animação leva programação de curtas a 102 cidades de São Paulo

Às 19h30 do dia 28 de outubro, simultaneamente, 102 cidades do Estado de São Paulo vão celebrar o cinema mundial de animação com a realização do DIA – Dia Internacional da Animação, evento composto de mostras gratuitas de curtas-metragens nacionais e estrangeiros, que acontece, ao mesmo tempo, em todos estados brasileiros e em mais de 30 países.

O Estado de São Paulo é o recordista de cidades participantes no Brasil. Das cerca de 300 localidades brasileiras, 102 são paulistas. Desse total, em 2009, 66 municípios do Estado vão receber o Dia Internacional da Animação pela primeira vez. Confira a lista completa das cidades paulistas abaixo ou no site www.diadanimacao.com.br.

No Brasil, o DIA é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público a cada ano. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. Em 2009, cerca de 3000s cerDas cerca de Thomas Larson, de Ribeirfilmes de a municípios vão realizar o evento graças à iniciativa voluntária dos organizadores locais e dos patrocínios de entidades, empresas e programas públicos.
Evento, que celebra o cinema de animação no mundo todo com a apresentação gratuita de curtas-metragens nacionais e estrangeiros e mostras paralelas, é realizado em todos os estados do Brasil e em mais de 30 países

O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet. E também conta com parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação, que faz com que filmes os brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o DIA.

No Estado de São Paulo, recebe o patrocínio do ProAC - Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado de São Paulo e, desde 2008, tem uma coordenação regional, a cargo o animador e cartunista Thomas Larson, de Ribeirão Preto, associado às produtoras Usinanimada e Super 8 Produções. A coordenação é responsável pela divulgação e pelo apoio à produção das mostras nas cidades do Estado.

O coordenador estadual,Thomas Larson, destaca que a união de esforços tem possibilitado, a cada ano, que mais público tenha acesso ao cinema de animação, o principal objetivo do evento. Em 2008, mais de sete mil pessoas assistiram às mostras e participaram das oficinas e eventos ligados ao DIA em todo o Estado, informa ele.

Larson lembra que, associado à produtora Usinanimada, também de Ribeirão Preto, a produção do evento recebeu aprovação de financiamento no edital de Festivais de Artes do PAC – Programa de Ação Cultural de 2008. “A conquista tornou possível a ampliação do número de cidades, chegando a 41 no ano passado. Em 2009, o projeto foi inscrito novamente para a obtenção do financiamento. Com a aprovação do ProAC, 102 cidades vão receber a Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação 2009”, ressalta.

Dia Internacional da Animação

O DIA – Dia Internacional da Animação – comemora o aniversário de 117 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.

Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. A cada ano que passa, a celebração cresce, contribuindo para a evolução do cinema de animação no mundo.

No Brasil, o DIA é organizado pela ABCA - Associação Brasileira do Cinema -com a atuação de seus associados espalhados pelo país. O evento é sem fins lucrativos, com entrada gratuita em todos os locais onde acontece. É o maior evento simultâneo do gênero promovido no país.

Para 2009, o evento conta com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Santander Cultural, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Cine Brasil TV, CTAV – Centro Técnico do Audiovisual do Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Paulista de Cineclubes e Fórum dos Festivais.

A diretora de eventos da ABCA e coordenadora nacional do DIA, Luciana Druzina, anuncia que em 2009 duas novidades estarão à disposição das cidades realizadoras, a Mostra de Deficientes Auditivos, produzida com o apoio do Centro de Produção de Legendas, e a Mostra de Deficientes Visuais, produzida com o apoio do Estúdio Beco das Garrafas, eventos que acontecem paralelamente à Mostra Oficial do dia 28 de outubro.

A formação de público e estímulo à produção de animação, em nível nacional, são objetivos do DIA. Por isso, a cada ano, a cobertura aumenta, chegando a todos os estados brasileiros e oferecendo a possibilidade para o espectador das capitais e de cidades de grande, médio e pequeno porte do interior assistir aos filmes de animação produzidos no país e no exterior.


Veja lista das cidades paulistas no Dia Internacional da Animação 2009:

Adamantina, Agudos, Alambari, Alumínio, Americana, Américo Brasiliense, Anhumas, Aparecida, Araraquara, Assis, Atibaia, Batatais, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Buritama, Caçapava, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Casa Branca, atanduva, Cerquilho, Cubatão, Diadema, Distrito São Francisco Xavier, Dois Córregos, Embu das Artes, Franca, Garça,
Getulina, Guaratinguetá, Ibiúna, Ilha Solteira, Ilhabela, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itu, Jacareí, Jambeiro, Jandira, Lagoinha, Lençóis Paulista, Lorena, Lucélia, Matão, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Monteiro Lobato, Nova Campina, Nova Odessa, Osasco, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Paraíbuna, Penápolis, Pindamonhangaba, Piracicaba, Piraju, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Queluz, Ribeirão Corrente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D'Oeste, Santa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santa Gertrudes, Santo André, Santos, São Bento do Sapucaí, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Lourenço da Serra, São Luiz do Paraitinga, São Paulo, São Pedro, São Roque, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba, Tanabi, Taquarituba, Taubaté, Tremembé, Ubatuba, Valinhos, Valparaíso, Viradouro e Votuporanga.