outubro 15, 2009

Fepaf apresenta exposição fotográfica “Casa de avós”

No dia 19 de outubro acontece a abertura da exposição “Casa de Avós” com fotografias da jornalista Aline Grego. A exposição fica na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais até 30 de outubro.

Para a abertura da exposição está prevista a participação da contadora de histórias Teresa Guimarães, que às 16h entreterá as crianças do Centro de Educação Infantil do Lageado e o público em geral com histórias sobre o universo dos avós. Às 17h haverá uma abertura informal da exposição. "Além das fotografias e das histórias da dona Teresa, vamos oferecer alguns quitutes típicos da culinária das avós. Não vai faltar um bom bolo de fubá e um cafezinho", convida Aline Grego.
Trabalhos fotográficos da jornalista Aline Grego ficam expostos na sede da Fundação, de 19 a 30 de outubro

Através das fotografias, a jornalista lança um olhar poético sobre ambientes internos e externos de casas antigas, ocupadas por pessoas idosas que remetem à figura familiar dos avós. “As imagens despertam sensações nostálgicas a partir de espaços e objetos que não se submetem a padrões estéticos e sim aos sentimentos mais profundos de amor, amizade e pertencimento”, explica

"Casa de avós” foi exposta no mês de agosto no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, em Botucatu. Fotos que integram a exposição foram classificadas na fase regional e concorrerão à final do Mapa Cultural Paulista.

Aline Grego é formada em jornalismo pela Unesp de Bauru e atua como assessora de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais. "Trazer a exposição para o Lageado, especialmente para a Fepaf que é meu local de trabalho, é muito gratificante. É interessante poder mostrar meu trabalho com este tipo de fotografia, que foge um pouco do fotojornalismo que pratico diariamente no campus", coloca Aline.

A exposição é uma iniciativa da Fepaf e da Comissão de Atividades Culturais da Faculdade de Ciências Agronômicas e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada franca.

Próximas atrações

No dia 22 de outubro é a vez de boa música na Fazenda Lageado. O grupo paulistano Madalena, revelação da música brasileira, com repertório voltado para grandes clássicos do samba, se apresenta no Auditório da FCA, a partir das 20h30, com entrada franca. Este evento é promovido pelas comissões de atividades culturais da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp.

O Lageado Cultural promove ainda, no dia 24 de outubro, uma excursão para atividades culturais na capital paulista, com visitas à exposição “O Cérebro – O Mundo Dentro da Sua Cabeça”, no Pavilhão da Bienal, e à exposição de Henri Matisse na Pinacoteca de São Paulo. As adesões custam R$50,00 e as reservas podem ser feitas pelo telefone (14) 3811- 7120.