outubro 29, 2009

Força-tarefa transplanta árvore de avenida em Bauru

Mais de 20 funcionários e máquinas das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Obras e DAE integraram uma força-tarefa, nesta quarta-feira, 28/10, para transplantar uma Copaíba localizada na Avenida Comendador José da Silva Martha. A árvore foi retirada do seu local de origem por se encontrar no trecho de duplicação da via.

“A Copaíba é uma espécie nativa, do cerrado. Não chega a ser uma espécie em extinção, mas estamos tentando garantir a sua sobrevivência. Por isso esse trabalho”, disse o prefeito Rodrigo Agostinho, que acompanhou a ação de perto juntamente com os secretários Valcirlei Silva (Semma) e Eliseu Areco Neto (Obras), e participaram ativamente.

Os trabalhos tiveram início por volta das 7 horas e só foram concluídos no início da tarde. A Copaíba foi transplantada para a Praça Jornalista Álvaro Monteiro de Carvalho, que fica na Rua Júlio Rodrigues Horta, quadra 1, próximo à futura rotatória com a linha férrea.

De acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Valcirlei Silva, os trabalhos de remoção começaram no início de setembro. “Iniciamos os preparos do transplante com o corte de algumas raízes e a formação de um torrão para protegê-las durante o transporte. Depois foi realizada a poda de galhos antigos”, explica o secretário.

Durante a ação, os agentes de trânsito da Emdurb permaneceram no local para orientar o trânsito.