outubro 21, 2009

Mais de 70 pessoas participam de palestra sobre terceiro setor

A palestra “Aspectos Contábeis no Terceiro Setor”, realizada na última segunda-feira (19), foi um sucesso. Estiveram presentes 70 pessoas. O evento foi realizado no auditório do SENAC-Botucatu e teve como palestrante o conselheiro Regional dos Contabilistas de São Paulo (CRC), Oswaldo Pereira.

Participaram: dirigentes, tesoureiros de organizações e movimentos sociais e contabilistas. Os temas foram: o que é o terceiro setor e qual a sua composição, tipos de entidades, formas de organização, normas de contabilidade aplicada ao terceiro setor, escrituração contábil e aspectos tributários.

A organizadora do evento e responsável pela Rede TEAR, Simone Pafetti, informa que o CRC-São Paulo ficou entusiasmado em apoiar de perto as instituições de Botucatu. “Seguramente a palestra terá continuidade, pois o assunto é extenso e complexo. As entidades precisam muito deste apoio e os contabilistas também querem se aproximar das questões sociais. Para 2010, o objetivo da Rede TEAR é aproximar Quem Doa, Quem Recebe e Quem Se Beneficia dos recursos”, explica.

Pafetti lembra que o CRC traz legitimidade para tratar do assunto, pois é o órgão que regulamenta a atuação dos contabilistas, sendo que hoje, a principal dificuldade das entidades no assunto é que poucos desses profissionais atendem o terceiro setor, que é cheio de particularidades. “As entidades ainda entendem os Aspectos Contábeis apenas como uma exigência legal e não como apoio a Gestão como deveria ser”, frisa.

Trabalho da Rede Tear
O ‘Tear’ - Trabalho, Empreendedorismo, Articulação e Responsabilidade Social é uma Rede que atua em Botucatu desde 2005, articulando pessoas e organizações. A participação em Rede é voluntária e a atuação coletiva está direcionada a fomentar orientação organizacional, a implantação e execução de projetos conjuntos, quando os objetivos e interesses são os mesmos.

Sua missão é mobilizar, articular e fortalecer as organizações sociais para implementar ações que visem a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades e contribuam para o desenvolvimento social.

Contato da Rede Social:
Email: redesocial.tear@gmail.com
Telefone: (14) 3112-1162.