outubro 13, 2009

Medicina da Unesp, em 2010, tem a terceira maior relação candidato/vaga da história do curso

O curso de Graduação em Medicina, da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) teve, neste ano, a terceira maior relação candidato/vaga da história do curso – 129,2. O índice foi inferior apenas aos registrados nos anos de 1996 (139,70) e 1995 (134,70).

A Vunesp divulgou nesta terça-feira, 13, a relação candidatos/vaga do Vestibular Unesp 2010. Os cursos mais disputados são: Medicina, em Botucatu; Direito diurno, em Franca (55,5); e Arquitetura e Urbanismo, em Bauru (36,7). Os três cursos somados totalizam 16.051 candidatos, o que representa 21% do total de inscritos.

Desde 2004, a taxa de inscritos pela oferta de vagas em Medicina não ficou abaixo de 105,48 candidatos/vaga. Em 1996, o curso recebeu o maior volume de inscritos desde 1972: 12.308 pessoas. Neste ano, foram 11.625 interessados em se tornarem médicos.

Na opinião da coordenadora do Curso de Graduação em Medicina da FMB, professora Norma Sueli Pinheiro Modolo, a qualidade do currículo oferecido pela instituição é o que faz dele uma das primeiras opções daqueles que se inscrevem no vestibular da Unesp. “Os médicos que se formam em Botucatu têm, entre outras universidades públicas, fama de serem bem formados. Eles têm um diferencial, por exemplo, na hora de fazer a residência médica”, observa.

Segundo professora Norma, outra característica marcante daqueles que se formam na FMB é o compromisso com o paciente – já que ao longo de sua formação mantém contato com os usuários de seu hospital escola, o Hospital das Clínicas da Unesp. “O aluno sai da graduação não apenas com uma formação técnica, mas também humanística. Ao longo do curso eles participam de vários projetos de extensão junto à comunidade”, destaca. “Além disso, temos um corpo docente qualificado, a maioria é doutor e com formação para atuarem como docentes”, acrescenta a coordenadora do curso.

Sobre a Faculdade de Medicina/Unesp

Referência brasileira e internacional em ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade de Medicina de Botucatu oferece cursos de graduação em Medicina Humana e Enfermagem, 36 programas de residência médica, 53 de aprimoramento profissional, 8 de pós-graduação e 2 de mestrado profissionalizante. Na graduação, o curso de Medicina Humana oferece 90 vagas e o de Enfermagem 30. Juntos reúnem 284 docentes e 1.475 servidores.

Implantada em 1963 como Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) e incorporada à Unesp em 1976, seus cursos possuem uma sólida base científica, postura ética e uma forte visão humanística e de comprometimento com a cidadania. Seu objetivo é formar profissionais com senso crítico, conscientes de seu papel na sociedade.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp