outubro 18, 2009

Semana de incentivo à leitura em Botucatu

A biblioteca Municipal Emílio Peduti e a Biblioteca da Unesp jutnam suas forças e promovem entre os dias 19 e 30 de outubro “A Semana do Livro e da Biblioteca”, trabalhando o tema “Biblioteca: cidadania, educação, lazer, literatura e cultura”.

Segundo a bibiotecária, Gilda Maria Fumes Bruno, da Biblioteca Municipal, as atividades têm, como proposta, comemorar o “Dia Nacional da Leitura” e o “Dia Internaiconal da Biblioteca escolar”, 12 e 26 de outubro. “As duas bibliotecas fariam uma programaçãoes à parte. Foi quando decidimos unir a programação e preparar um período de incentivo ao hábito da leitura”, coloca Gilda.

A realização do evento, também pretende, aumentar a frequência de leitores na Biblioteca Ramal da Vila dos Lavradores. “O Setor Norte da Cidade a utiliza muito pouco o espaço que fica na Praça Cavalheiro Vírgínio Lunardi. Na biblioteca central registramos entre 150 e 200 retiradas por dia, e neste ramal a média fica entre 20 e 30”, revela.

O incentivo se dará através da visitas de escolas localizadas nessa região da Cidade à Biblioteca. “Foi preparado um organograma especial e uma programação voltada a esse público específico”, comenta.

Segundo informações da Subsecretaria Municipal de comunicação e Informação, a abertura oficial será no teatro municipal, no dia 19, às 19 horas, com presença do prefeito João Cury e autoridades da região. Na ocasião acontecerá a premiação do concurso literário Dr. Olívio Stersa e, em seguida, a apresentação da Orquestra de Câmara de Botucatu.

“Todos os dias, em todas as escolas da Cidade, inclusive creches, haverá intervalo de 15 minutos para a leitura e contação de histórias”, disse o secretário Municipal de Educação Narcizo Mineto.

Confira a programação:

Dia 19 [segunda-feira] 19h - Local: Teatro Municipal - Abertura da Semana do Livro e da Biblioteca. Premiação do Concurso Literário “Dr. Olívio Stersa”; Concerto da Orquestra de Câmara de Botucatu.

Dia 19 até 23 - às 9h e às 14h; Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”; Apresentação de personagens infantis direcionados ao público infanto-juvenil.

Dia 20 (terça-feira) 19h30 - Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”; Abertura da exposição fotográfica “100 anos do EECA”.

Dia 21 até 30, das 8h até 17h; Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”; “Semana Especial”: Visitação aberta à população de Botucatu e Região.

Dia 23, às 16h; Local: Sala de Multimídia da Biblioteca da Unesp/ Câmpus de Botucatu - Rubião Jr; Lançamento da Campanha de Promoção da Leitura da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp; Machado de Assis: performance (colaboração: União Cultural Negra de Botucatu);
Abertura do Livro Interativo: “Era uma vez um menino que nunca tinha visto um livro”; Distribuição de kit turismo “Conheça Botucatu e Região” (colaboração: Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Turismo). Apresentação Musical de MPB pelo Coral “Canto e Encanto” da Faculdade de Medicina/ Unesp e do HC; Regente Rebecca;

Dia 26 até 28, às 10h, 14h, 17h e 19h; Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Unesp/ Câmpus de Botucatu – Rubião Jr; Performance: Machado de Assis;

Dia 26, às 19h30; Local: Rua Curuzu nº 565 - Centro; Palestra: “Cidadania e Conhecimento”.

Dia 28, às 9h30 - Local: AAF (Associação Atlética Ferroviária) Relançamento do Livro “Método de ensino de tênis de mesa para professores, colégio e escolas”, de Nelson Machado (professor e especialista de Tênis de Mesa; Campeonato de Tênis de Mesa “Raquel Cury” (Colaboração: AAF - Associação Atlética Ferroviária e Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Botucatu);

Dia 29 (quinta-feira) - às 8h30 - Local: Biblioteca da Unesp/ Câmpus de Botucatu - Rubião Jr. “Conheça a Biblioteca”: Visita dos alunos da EMEF “Prof. José Antonio Sartori”. Às 14h - “Projeto Viagem Literária”: Bate-papo com o escritor Ronaldo Correa de Brito - Local: Biblioteca Municipal “Emilio Peduti”; Das 18h até 20h30, Sala de Multimídia da Biblioteca da UNESP/Campus de Botucatu-Rubião Jr. -Debate: Na era da comunicação, o livro sobreviverá? - Motivação: Filme Fahrenheit 451; Moderador: Sr. Augusto Sérgio Callile

Dia 30, 19 horas - Local: Secretaria Municipal da Educação – CEMEP; Workshop de Incentivo à Leitura: “Botucatu uma Cidade de Leitores”.