outubro 28, 2009

A Twitalização do Orkut. Nova interface imita serviços de concorrentes

Por Renato Fernandes

Aconteceu o oposto. Quando o microblogging Twitter caiu no gosto popular do internauta, um temor passou a rondar a mente dos primeiros usuários do serviço, a “Orkutalização”, ou seja: utilização desregrada do site, criação de fakes maldosos e difamadores, prática de spam, enfim, uma série de atitudes que vão contra qualquer norma de etiqueta na web.

O Twitter se firmou. A orkutalização realmente vem ocorrendo, mas o site a combate.



Assistindo uma queda na popularidade, o Orkut passou a sentir frio na barriga, a redução de acessos foi vertiginosa, assim como a queda na criação de novos perfis. A ameaça não vinha apenas do Twitter, mas também do Facebook. Ambos invadiram o território, antes, dominado pela gigante Google.

Como recuperar o mercado perdido? Como atrair novamente os internautas? O que é necessário para retomar a liderança? Sem dúvida, essas questões passaram a ser constantes entre os desenvolvedores do Orkut, que, aparentemente, encontraram a solução: a Twitalização do Orkut.


É simples, ao que tudo indica, uma nova interface está sendo preparada. Interface (foto ao lado) essa que vazou na web, na quarta-feira, 14 de outubro, sendo exibida na página inicial do Google Chrome (navegador da gigante).

A twitalização não consiste apenas em um visual mais agradável, mas também a oferta de serviços já comuns no Facebook e no Twitter, como a possibilidades do usuário modificar sua página inicial, adicionando cores e atualizações rápidas. Algo semelhante com o Twitter e Facebook; um novo posicionamento dos itens também foi perceptível nessa aparição relâmpago da nova interface.

Existe a especulação de que o site trará uma nova barra superior com links para outros serviços do Google. Inicialmente, serão oferecidas cinco cores para o perfil, permitindo inclusive comentários de terceiros nas publicações postadas pelos usuários.

As mudanças não foram fáceis. Não tenho dúvida de que o vazamento da nova interface foi proposital. Dias após o ocorrido a Google anunciou um coletiva de imprensa, que acontecerá na quinta-feira, dia 29, quando deverão, realmente, ser anunciada a nova proposta do pioneiro site de relacionamento.

As alterações são preparadas pelo centro de desenvolvimento que a Google mantêm no Brasil, na cidade de Belo Horizonte. Já a coletiva, será realizada na sede da empresa, em São Paulo, e contará com o diretor geral para Brasil, Alex Dias, diretor de engenharia para América Latina, Berthier Ribeiro, e o diretor de produto para América Latina, Victor Ribeiro, este último, é quem responde pela reformulação do visual.

Dados - Em setembro, o Orkut foi acessado por 26 milhões de brasileiros, o Twitter por 9,2 milhões e o Facebook por 5,3 milhões.

Com informações do site IDG Now!