outubro 23, 2009

Unesp realiza Simpósio Internacional de Nutrição e Saúde de Peixes

A terceira edição do Simpósio Internacional de Nutrição e Saúde de Peixes, promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp e pelo grupo de pesquisa AquaNutri, acontece de 4 a 6 de novembro, no auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas, na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu.

O evento vai permitir a reflexão sobre temas importantes para o setor. A palestra de abertura será “O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no fomento à ciência e à tecnologia”, apresentada por Eric Routgledge, representante do MPA.

O professor José Possebon Cyrino, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), apresentará a palestra “Pesquisa em nutrição e desenvolvimento da aquicultura no Brasil”. A pesquisadora Dominique Bureau, da Universidade Guelph (Canadá) vai falar sobre “Modelos nutricionais dirigidos a desafios atuais da aquicultura”.

O professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal) Aires Manuel Oliva Teles vai proferir a palestra “Estratégias nutricionais para a saúde e bem-estar de peixes de aquicultura”. Outro convidado internacional, Jeffrey Terhune, da Universidade Auburn (Estados Unidos), tratará de “Abordagens holísticas para limitar os impactos das doenças na produção da aquicultura e na sustentabilidade econômica”.

Fabiana Pilarski, do campus de Jaboticabal da Unesp, apresentará a palestra “Principais enfermidades diagnosticadas no Estado de São Paulo: profilaxia ou tratamento?” e André Luiz Camargo, da Associação Nacional de Piscicultura em Águas Públicas (Anpap), vai proferir a palestra “Nutrição de organismos aquáticos dentro do conceito de cadeia produtiva do aquanegócio no Brasil”.

Cada uma das palestras será seguida por debates com a participação do público. Durante o evento também acontecerão apresentações orais de trabalhos de pesquisa.

O Simpósio Internacional de Nutrição e Saúde de Peixes conta com o apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), Capes, Ministério da Pesca e Aqüicultura, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Fapesp e Sindirações.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF