outubro 06, 2009

Universidades devem mudar data do vestibular para não coincidir com Enem

Da Agência Brasil

As novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão coincidir com os calendários de vestibular de pelo menos quatro instituições públicas de ensino superior: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Mas segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os reitores dessas instituições colocaram a data “à disposição” para que as provas do Enem fossem remarcadas.

“Elas podem decidir ou não mudar, mas elas foram contactadas e liberaram as datas para divulgarmos os novos dias do Enem. Essas instituição estão dispostas a fazer ajustes nos calendários delas em proveito de um projeto estratégico para o país”, disse Haddad.

A UnB já anunciou que adiará o Programa de Avaliação Seriada (PAS) para os dias 12 e 13 de dezembro para que não haja choque com o Enem. Em nota, a Uerj também afirma que apresentará nova data para a sua segunda fase, antes marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, para que não haja prejuízo para os candidatos inscritos.

Haddad disse que o MEC está entrando em contato com os reitores de todas as instituições em que há possibilidade de choque de datas e está à disposição para dar “todo o apoio que elas necessitarem”. Mas deixou claro que a decisão ou não sobre o adiamento caberá a cada instituição.