novembro 17, 2009

Escola de Botucatu vence campeonato de mini-planadores

A Escola Municipal de Ensino Fundamental [EMEF] Dr. João Maria de Araújo Junior conquistou neste sábado [14] o campeonato de mini-planadores, em São José dos Campos. A disputa envolveu 400 alunos de 38 escolas. Crianças de Gavião Peixoto e São José dos Campos terminaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Os participantes receberam orientações de engenheiros experientes e especialistas na área. 'Um pouco do conhecimento que a gente tem durante esse tempo que temos de empresa, acho que trazer para a escola para eles terem essa cultura de aeronáutica, coisa que não é qualquer universidade que ensina hoje no Brasil', observa o engenheiro Rodrigo Silva Maia.

Para desenvolver os projetos aeronáuticos foi necessário muito empenho. Por quatro meses, os alunos se envolveram com a contrução dos planadores ecologicamente corretos. Um trabalho que envolveu professores do ensino fundamental. 'Saindo da teoria para a prática. A questão da medida, peso, calculando distância, espaço, formas', avalia o professor de matemática Ambrósio Lourenço.

E para conquistar as alturas com planadores, não só o bom arremesso e o vento comandam a rota lá em cima. Em terra, o planejamento é fundamental para que eles não cheguem ao destino errado. Na oficina, os estudantes que participaram do campeonato no CTA [Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial] fazem todos os reparos necessários.

A competição teve 6 baterias. Em cada uma, a distância e o tempo de vôo do planador eram levados em conta na pontuação geral.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação