novembro 26, 2009

FCA realiza Curso Prático de Estatística Aplicada a Ciências Agrárias

Estão abertas as inscrições para o Curso Prático de Estatística Aplicada a Ciências Agrárias, que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), câmpus de Botucatu.

Voltado para todos os profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que precisam utilizar um software para a realização de análise estatística de dados, independentemente da sua área de formação, o curso conta com vinte vagas e tem como pré-requisito ter o conhecimento básico de estatística experimental.

O curso tem por objetivo preparar o participante para a utilização do Software Statistica nas principais situações de análises estatísticas aplicadas a experimentação agrícola; além de proporcionar uma visão geral do uso dos recursos da estatística, como subsídio e fundamentos teóricos e práticos para elaboração dos projetos de pesquisas, visando aplicação em diversas áreas de atuação.

Atualmente, o software estatístico adquiriu uma grande importância no meio acadêmico e empresarial, quer pela sua facilidade de utilização, quer pela eficácia no tratamento de grandes conjuntos de dados. De acordo com o engenheiro agrônomo Rone Batista de Oliveira, doutorando em Agronomia pela FCA e instrutor do curso, o programa Statistica tem sido utilizado e recomendado pelas mais conceituadas instituições de ensino do Brasil como Unesp, Unicamp, UFV e USP.

Também apresenta uma longa trajetória como programa de soluções para grandes empresas como Aracruz Celulose (Fibria), Bunge, John Deere, Veracel e Petrobrás em virtude da sua simples operacionalização na análise de dados e na construção de gráficos que proporcionam fácil visualização dos resultados dos experimentos, sendo dessa maneira uma ferramenta que garante maior confiabilidade nas pesquisas.

O curso será ministrado no Laboratório Didático de Informática da FCA, onde os participantes terão máquinas disponíveis com o Software Statistica (versão demo) para resolução de exercícios e exemplos práticos. “Espera-se que os participantes possam ter maior segurança e independência na tabulação e análise estatística dos seus dados, criando melhores situações de oportunidade para interpretação e divulgação dos resultados alcançados, desde que, tenha delineado previamente e corretamente o seu experimento”, coloca Rone de Oliveira.

Serviço:

Local: LDI - Laboratório Didático de Informática da Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp – Campus de Botucatu - Fazenda Experimental Lageado.
Horário: das 8h30 às 18h
Investimento: alunos de graduação e pós-graduação, R$ 200,00; e profissionais, R$ 300,00
Inscrições pelo site www.fca.unesp.br até o dia 30 de novembro.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA / Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF





Empregos Manager Online