novembro 10, 2009

Fique Sabendo: Saúde promove teste rápido de AIDS

Na próxima segunda-feira, 16, começa em todo estado a maior campanha para diagnóstico precoce do vírus HIV. O Fique Sabendo é uma ação de incentivo ao teste de AIDS.

A meta é reduzir para 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para o vírus, pelo menos uma vez na vida, até 2012. De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado antecipado é importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações, assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas pelo vírus.

Em Botucatu, a campanha será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids. Como parte das atividades haverá coleta de sangue para investigação do HIV em todas as unidades de saúde do município e no Centro de Aconselhamento e Testagem até 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional de Combate à AIDS.

As coletas começam neste sábado,14, nos eventos de saúde realizados no Jardim Iolanda “Dia de Viver Bem” e Bairro Monte Alegre, promovido pela Unidade de Saúde da Família de Rubião Júnior.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Luiz Caldas Júnior, a intenção é triplicar o número de testes neste ano em relação ao ano passado, quando foram registrados 300 exames. “ Vamos focar também a população masculina, já que tivemos maioria feminina na última campanha”, explica.

Para atingir os objetivos, a Secretaria pretende promover durante todo o período atividades culturais, teatros nas Unidades de Saúde e nas escolas para adolescentes, palestras, pedágios, oficinas de prevenção em grupos, aconselhamento e teste rápido em algumas empresas.

Serviço

Campanha Fique Sabendo
Teste rápido
Unidades Básicas de Saúde
diariamente- 8h às 16h
Centro de Aconselhamento e Testagem
diariamente- período matutino
quarta-feira- 14h às 20h
Rua Gaspar Ricardo, 181, V. Lavradores