novembro 25, 2009

Hemocentro do HC/Unesp de Botucatu comemorou o Dia do Doador

O Hemocentro do Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) comemorou o Dia do Doador com diversas atividades culturais, nesta quarta-feira, 25 de novembro. Foi realizada, na Praça do Doador – localizada nas dependências do Hemocentro. Dezenas de voluntários compareceram para as ações de captação de sangue.

Houve uma celebração ecumênica em ação de graças, a partir das 9 horas; apresentação de malabarismo e viola, com o artista Fernando Vasques e também um número musical preparado pelo coral "Canto e Encanto",  composto por funcionários da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e Hospital das Clínicas. Outras atividades culturais deram continuidade à programação durante todo o dia.

Aparecida Franco, assistente social do Hemocentro, explica que toda a programação é voltada aos doadores, que ao longo do ano dedicam parte de sua vida a ajudar o próximo. “É uma forma de agradecer a todos pelo apoio e dedicação", frisa.

O estoque de sangue do Hemocentro precisa, permanentemente, de todas as tipagens sanguineas, mas em especial de doadores O negativo. É o tipo mais usado por recém-nascidos que necessitem de transfusão e por pacientes que chegam ao Pronto-Socorro do HC com algum tipo de hemorragia.

O horário de funcionamento do Hemocentro do HC é de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 16h30. Aos sábados, das 7 às 13 horas. Doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos.

Condições para doar:

-  gozar de boa saúde;
-  pesar acima de 50 quilos;
-  ter entre 18 e 60 anos;
-  ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;
-  não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
 - não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp