novembro 10, 2009

Notívagos Burlescos aluga espaço próprio

Por Renato Fernandes

Um dos mais atuantes grupos de teatro da atualidade botucatuense, a Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, alugou o segundo andar do prédio localizado na Rua Pedro Amando de Barros, nº 181, Bairro Alto, para a realização de ensaios, oficinas e, futuramente, apresentações.

Robert Coelho, diretor da Quadrilha, explica que esse é um movimento natural e comum entre as companhias que estão em crescimento. “Somos, em média, 50 pessoas, e os ensaios e encontros sempre foram agradáveis, mas problemáticos. Tínhamos que achar um lugar, avisar o pessoal e carregar o material de um lado para outro. Agora, ficou tudo mais fácil, temos um espaço para guardar todo o material, podemos vir na hora que quisermos e sair quando dá”, explica Coelho.


A casa antes era ocupada pela Associação da Terceira Idade Feliz, e permaneceu fechado por aproximadamente 2 anos. “Estávamos em busca de um espaço desde o início do ano. Surgiu esse local, negociamos valores e em setembro entramos no prédio. Foram necessárias algumas reformas pequenas e uma ampla limpeza. Em outubro, transferimos todas as oficinas e demais atividades do grupo para cá”, diz Coelho.

Agora, a preocupação do grupo está na manutenção do prédio. Para conseguir recursos e parcerias, foi fundada a “Associação Notívagos Burlescos”. “Todos os atores são associados e contribuem com um pequena taxa mensal. Através da entidade, também poderemos estabelecer parceria com a iniciativa privada e disputar editais da Secretaria e Ministério da Cultura”, antecipa.

Apesar de já estar recebendo os atores para ensaios, o espaço ainda precisa de reparos variados para que concretize a segunda meta do grupo; a realização de apresentações no local. “Efetivamente, ainda não fomos atrás de apoiadores, mas já estamos em negociação com a ASU (Associação dos Servidores da Unesp), que possue alguns móveis para escritórios, e com a Associação Paulista de Medicina. O prédio necessita de uma pintura interna, reparos em algumas paredes e no telhado, dentre outras necessidades básicas para receber público”, justifica.

Em busca de recursos o grupo apresentará, no dia 12 de novembro, o espetáculo “Notívagos em Cena”, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, às 20h30. Ingressos custam R$ 10.
Informações e parcerias pelo telefone: (14) 9125-2558.