novembro 17, 2009

Pedagogia Univesp/UNESP tem 5,9 candidatos por vaga

O primeiro vestibular de um curso de graduação oferecido no Programa Univesp já reúne números surpreendentes. É o que indicam os dados divulgados hoje pela Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP), responsável pela organização do processo seletivo de Pedagogia Univesp/UNESP. A média é de 5,9 candidatos por vaga (c/v), número quatro vezes maior que a média nacional dos cursos de pedagogia privados ou públicos, que alcançam 1,3 c/v, de acordo com os últimos dados do Inep/MEC.

As 1.350 vagas de Pedagogia Univesp/UNESP representam um aumento de 21% no número total de vagas da UNESP. Os números também conferem um salto na oferta do curso de pedagogia nas estaduais paulistas, que quase triplica. Eram 745 vagas oferecidas pela USP, UNESP e UNICAMP; com Pedagogia Univesp/UNESP, são 2.095 vagas.

“Os números são ótimos, ainda mais considerando que este curso é restrito para professores em exercício”, adianta Carlos Vogt, Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo e responsável pela coordenação do Programa Univesp. “Este processo seletivo tornou-se, aliás, o segundo maior concurso vestibular da UNESP”, revela Vogt, uma vez que o vestibular de meio de ano da instituição reuniu 7.939 inscritos para 630 vagas distribuídas por 15 cursos de graduação.

Se os dados iniciais trazem resultados positivos, o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior público também tem o que comemorar. “A expansão de vagas alcança a partir de agora uma dimensão prática, já que a cada ano teremos novos profissionais da educação em todo o Estado”, afirma Vogt, referindo-se à extensão do Programa Univesp, desenvolvido em 21 cidades -- capital, interior e litoral.

Candidatos com vagas
A relação candidato/vaga do novo curso Univesp/UNESP (5,9 c/v) é maior que a média c/v dos cursos de Pedagogia das três universidades públicas (5,1 c/v), de acordo com dados da Comvest/Unicamp 2010, da UNESP de 2010 e da FUVEST 2009 (os dados da FUVEST 2010 ainda não foram divulgados). E o número de candidatos inscritos para o curso de Pedagogia Univesp/UNESP (7.986) é o dobro do total de candidatos aos cursos presenciais de pedagogia nas três universidades estaduais (3.777). Especificamente na cidade de São Paulo, a relação candidato/vaga deste vestibular (15,81) é o dobro se comparada com o curso presencial de pedagogia da USP (7,7 c/v), de acordo com os dados da FUVEST de 2009.

Em relação à própria UNESP, cujo curso de pedagogia já é oferecido nos campi de Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto, a relação c/v do curso de Pedagogia Univesp/UNESP também é maior: na UNESP, a média é 3,5 c/v, de acordo com dados da UNESP de 2010.

Qualidade
Números à parte, o Programa Univesp comemora a estruturação do seu primeiro curso com formatação pedagógica definida. “O objetivo é ampliar o acesso de estudantes sim. Mas a mesma importância tem a qualidade do que estamos oferecendo aos estudantes”, afirma Vogt. É por isso que, neste caso, um planejamento pedagógico bem estruturado, aliado às novas tecnologias, deve aperfeiçoar ao máximo o aprendizado do aluno. “Os dados e as nossas propostas demonstram que estamos com uma excelente oportunidade de formar profissionais, afinados com a competência que a sociedade exige”, finaliza o secretário de Ensino Superior.

Vestibular de Pedagogia Univesp/UNESP em números

A oferta de vagas de graduação na UNESP aumentou 21% com as 1350 vagas oferecidas via Univesp. Eram 6374 vagas totais, com as novas inscrições serão 7724.

O número de vagas públicas em pedagogia nas estaduais paulistas quase triplicou. Eram 745 vagas oferecidas pela USP, UNESP e Unicamp. Com as 1350 vagas de Pedagogia Univesp/Unesp, são 2095 vagas de pedagogia nas estaduais paulistas.

O processo seletivo para o curso de Pedagogia Univesp/UNESP tornou-se o segundo maior concurso vestibular da UNESP, ao ultrapassar o número de vagas e de candidatos inscritos do vestibular do meio de ano. Neste caso, foram 630 vagas distribuídas em 15 cursos de graduação, totalizando 7020 inscrições pagas e 919 isenções (7939 inscritos).

A relação c/v de Pedagogia Univesp/UNESP (5,9) é aproximadamente quatro vezes maior do que a média nacional de relação C/V dos cursos de pedagogia (privados ou públicos, medido em 1,3), de acordo com os últimos dados do Inep/MEC. E isso mesmo sendo o curso de Pedagogia Univesp/UNESP restrito apenas a professores em atividade (em escola de educação infantil ou de ensino fundamental, médio ou profissional do Estado de São Paulo).