novembro 24, 2009

Rally dos Amigos 2009 já tem programação definida em Itatinga

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a cidade de Itatinga (a 221 km da capital paulista) – na região de Botucatu, Interior de São Paulo –, receberá a 12ª edição do Rally dos Amigos, prova válida também como a 14ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões e 7ª etapa do Brasileiro de Rally Cross Country para motos e quadriciclos.

Não é de hoje que Itatinga é conhecida entre os esportistas do segmento como um dos grandes destinos para a prática de rallys. Anualmente o município recebe etapas estaduais e nacionais de rallys, aproveitando o grande potencial da topografia acidentada e preservada reserva de matas nativas e exóticas, proporcionando um cenário de grande beleza.  Prova disso é que a cidade recebe por sete anos consecutivos a ultima etapa do campeonato brasileiro de rally, o conhecido “Rally dos Amigos”, criado inicialmente como uma forma de confraternização entre os competidores dos “Sertões” e que em Itatinga ganhou estatus de uma das mais importantes provas do país.
Válida pelo Brasileiro de Cross Country, prova terá percurso de 186 km e é aberta a carros, caminhões, motos e quadriciclos
Com apoio total da Prefeitura Municipal de Itatinga, através da Diretoria de Turismo, o Rally dos Amigos é organizado pela Dunas Race – empresa responsável também pelo Rally dos Sertões e pela montagem do Rally dos Famosos, quadro do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, entre outros eventos –, o Rally dos Amigos é uma prova do tipo cross country de velocidade, disputada em uma única etapa, em circuito fechado. O itinerário é especificado na forma de planilha para carros e caminhões e com percurso demarcado para motos e quadriciclos.

Para Fernando Alonso, Diretor de Turismo de Itatinga esta prova é o ponto alto do calendário turístico da cidade: “O Rally dos Amigos projeta Itatinga para o Brasil e abre caminho para atrair novas competições do gênero, pois estes eventos são importantes por movimentar a economia da cidade”.

A competição é aberta para motocicletas, quadriciclos, carros, utilitários, caminhões e protótipos fora-de-estrada, com tração em duas ou quatro rodas, de todas as marcas. Todo o regulamento do 12º Rally dos Amigos é baseado no Regulamento Geral do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2009 emitido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e pela de Motociclismo (CBM).

A edição deste ano terá um percurso total de 186 km, sendo 18 km de deslocamento inicial (DI), 162 km de teste especial (TE) e 6,5 km de deslocamento final (DF). Ao longo do trajeto serão montados três pontos de abastecimento, apenas para motos e quadriciclos, sendo um emergencial, no km 31, e os oficiais no km 76 e no km 126. Haverá limite de velocidade de 150 km/h para os caminhões durante as especiais.

"O Rally dos Amigos é uma prova tão dura quanto o Sertões, seja com chuva ou com sol”, avalia Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race. "O trajeto da prova é sinuoso, dentro de uma área de reflorestamento de eucaliptos, com piso arenoso e passagens de nível, o que exige demais dos participantes e dos veículos”, detalha o organizador, que também participa da prova como piloto.
O Rally dos Amigos também promovem uma ação social: serão recolhidos dos pilotos competidores 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo da Solidariedade de Itatinga.

Confira a programação do Rally dos Amigos 2009:

Data: 04 e 05 de dezembro de 2009
Local: Itatinga (SP)

04/12 – sexta-feira
15:00 – 20:30 - Secretaria de Prova (Credenciamento e retirada dos adesivos)
16:00 – 20:30 - Vistoria CBM - Motos e Quadricíclos
Vistoria CBA - Carros e Caminhões
16:00 hs - Apresentação T1
16:30 hs - Apresentação T2
17:30 hs - Apresentação Production Brasil
18:30 hs - Apresentação CAMINHÃO

05/12 – sábado
7:00 – 8:30 - Secretaria de Prova (Credenciamento e retirada dos adesivos)
7:00 – 8:00 - Vistoria CBM – Motos e Quadricíclos
8:00 – Briefing - Motos e Quadriciclos
8:01 – 8:30 - Vistoria CBM – Motos e Quadricíclos (com multa)
7:30 – 8:30 – Apresentação 2ª Vistoria CBA – Carros e Caminhões
9:00 – Briefing - Carros e Caminhões
10:00 - Apresentação Vistoria CBA – Carros e Caminhões (com multa – 3 UPs)

Previsão de Largada - Motos e Quadris
9:00 – Largada da Cidade
9:30 – Largada da Especial
Previsão de Chegada: a partir das 12:30

Previsão de Largada – Carros e Caminhões
11:30 – Largada da Cidade
12:00 – Largada da Especial
Previsão de Chegada: a partir das 15:30

Premiação
16:00 – Motos e Quadriciclos
18:00 – Carros e Caminhões

Locais e endereços:

Área de Box, Vistoria, Secretaria de Prova, Briefing e Largada:
Ginásio de Esportes de Itatinga - R. Pedro de Toledo, 1333
Almoço de Premiação
Hotel Fazenda Itatinga – R. Estrada Vicinal Itatinga-Angatuba, Km 12

Diretoria de Turismo de Itatinga