dezembro 01, 2009

Avaré na luta contra a violência masculina

Na quarta-feira, 25, teve início no Brasil e em mais 158 países, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O encerramento das atividades ocorre no dia 10 de dezembro, sendo que tal campanha tem por objetivo sensibilizar a sociedade em relação à defesa da mulher no que diz respeito à violência.

É importante dizer que para as brasileiras, há o amparo às mulheres perante a Lei Maria da Penha: nº 11.340/2006, que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher.

No entanto, para que fique claro, deve-se considerar o que é a violência contra a mulher, ou seja, “qualquer ato ou conduta baseada no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como

na esfera privada.” Isto conforme a lei citada acima.

A agressão pode ocorrer das seguintes formas:
• Agressão Física: qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

• Agressão Sexual: todo tipo de atitude que lhe cause constrangimento ao presenciar ou manter relação não consentida;

• Agressão Verbal/ Psicológica: ameaças, desqualificação, humilhação, abuso da autoestima da mulher, proibições em geral como estudar, trabalhar, manter uma vida social ativa , etc;

• Agressão Patrimonial: controlar, reter, tirar o dinheiro da vitima; destruir ou ocultar documentos pessoais da vítima e de seus filhos, dificultando o acesso da vítima a sua autonomia e direitos; destruição de objetos domiciliares.

A campanha visa garantir uma vida plena e uma sociedade sem paz.

Não à violência feminina

Contribuindo para a campanha, o Conselho Municipal da Condição Feminina de Avaré, CMCF, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) participou do VII Seminário “Protegendo as Mulheres da Violência Doméstica”.

Ocorrido nos dias 18 a 20 do presente mês, na cidade de Campo Grande – MS a Srª Tacyana Maria Pastor, diretora da Casa da Mulher e a Srª Maria Lúcia Peres Ramos, representante do Conselho Municipal, viram na participação do Seminário um importante passo no sentido de divulgar os Direitos da Mulher, articulando-se com os demais serviços públicos e sociedade Civil. Agregando mais conhecimento das políticas públicas e fortalecendo as ações do Município no enfrentamento da realidade em questão.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento agradece a participação das representantes destinadas e as parabeniza pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nesse sentido.

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Avaré



Empregos Manager Online