dezembro 03, 2009

Botucatu renova certificação ambiental

Botucatu recebeu pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Município Verde Azul, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O anúncio foi durante o 2º Encontro Estadual Projeto Município Verde Azul, realizado em São Paulo na última terça-feira,01.

O município recebeu nota 86,29, ocupando posição 72ª no ranking com 156 cidades . Com o certificado, o município passa a ter prioridade na captação de recursos do governo estadual.

Para receber o Certificado de Município Verde Azul é preciso conquistar nota acima de 80 em uma avaliação que varia de zero a cem. Os municípios são avaliados em dez diretivas ambientais: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

BOTUCATU

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Sérgio Rodrigues, a renovação do selo vai fortalecer as políticas voltadas à preservação ambiental.

Atualmente, as políticas aplicadas no município são a recuperação da mata ciliar, com o plantio de 10 mil mudas na nascente do rio Lavapés e melhorias no Córrego do Tenente e da Água Fria; educação ambiental, habitação sustentável; campanha de conscientização sobre o uso racional da água e ampliação da reciclagem.

HISTÓRICO

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente lançou o projeto em junho de 2007, para incentivar as cidades paulistas a criar políticas ambientais de acordo com a sua realidade. Hoje, todos os 645 municípios paulistas participam do projeto.
Em 2009, o projeto mudou de nome para Município Verde Azul, enfatizando que o cuidado com os recursos hídricos também uma das prioridades no projeto.

Da Subsecretaria Municipal de Comunicação e Informação de Botucatu



Empregos Manager Online