dezembro 31, 2009

Prefeitura Municipal abre 1200 vagas em creches em 2009

Quatro meses após o lançamento da Grande Arracanda da Educação, a Prefeitura Municipal de Botucatu acabou com a fila para creches municipais, que já somavam mais de 900 crianças, com a inauguração do Centro de Educação Infantil José Luiz Amat, no dia 29 de dezembro. Com isso, a administração somou a abertura de 1200 novas vagas para 2009.

Fim da fila – Em 15 de setembro foi inaugurada a CEI Claudeval Luciano da Silva” ou 'Creche do Comércio', que atende preferencialmente aos filhos de mães que trabalham no setor. A unidade tem capacidade para atender até 300 crianças.

Ainda em setembro, no dia 30, a Prefeitura Municipal de Botucatu fez a entrega da reforma e ampliação da creche Aída Heloísa Ávila, no Jardim Brasil. As melhorias foram nos banheiros, lavatórios e cozinha, com instalação de chuveiros novos, rede de abastecimento de gás, cobertura para a chuva; construídas calçadas e trocadas as grades. Também foram comprados equipamentos novos para o fraldários, trocadores, dispensa e também foi construído um solário para os bebês, com piso revestido frio e feita uma horta. Também foi implantado um parque de diversões.

Em Outubro, foram entregues as novas e modernas instalações do Centro de Educação Infantil João Queiroz Marques, na Vila Assunção. O projeto desenvolvido pela Secretaria Muncipal de Planejamento inclui salas exclusivas de atendimento como o projeto lego e brinquedoteca, além da biblioteca infantil, que é inédita no município. O local ainda oferece aos alunos espaços para atividades físicas e parques temáticos, todos adaptados para a faixa etária de 0 à 5 anos. A CEI atualmente tem 206 alunos e poderá atender até 600 crianças com a reforma. Para a diretora da unidade, Cláudia Gabriel, o novo prédio vai possibilitar avanço na qualidade de ensino oferecida.

Em novembro, A Prefeitura Municipal de Botucatu fez a entrega da ampliação do Centro de Educação Infantil Horeste Spadotto, na Vila Ferroviária. O local atendia 240 crianças e agora terá capacidade para 350. Entre as mudanças estão a ampliação do refeitório, construção de 4 salas de aula, lavanderia, berçário, horta e palco para apresentações artísticas, além da adaptação nos banheiros, totalizando 880m² de área construída.

No dia 15 de dezembro, a Prefeitura Municipal inaugurou o prédio que abriga as novas instalações da creche da Vila Aparecida e EMEI da Vila São Lúcio, que pode atender até 290 crianças, sendo 110 na Creche e 180 na EMEI. Seguindo o cronograma do Projeto Grande Arrancada da Educação, várias características formam o diferencial deste Centro de Educação se comparado com a realidade que a Creche e a EMEI viviam, de acordo com o Secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior, o espaço oferecido é totalmente diferente

Grande Arrancada da Educação - Todas as escolas ganharão estrutura padrão, lousas digitais, computadores e laboratórios de ciências nas salas de aula, camas nas creches, câmeras de vídeo para monitoramento pela internet, equipamentos de áudio e vídeo, adaptação da estrutura para portadores de necessidades especiais, cobertura das quadras de esporte, trocas dos playgrounds, climatizadores de ar para salas ambientes e instalação de consultórios médicos-odontológicos, o primeiro foi entregue em setembro, em César Neto.

O ensino também deve ser padronizado em toda rede, com implantação do reforço escolar, escolas em tempo integral e formação continuada dos professores por meio da Universidade Aberta.

Outro ponto de destaque foi a reformulação da grade curricular da Educação de Jovens e Adultos, com capacitação especial aos formadores e demais envolvidos. Por meio de convênio com a UNESP, será oferecido cursinho pré-vestibular aos alunos do EJA, que atualmente possui 177 alunos desempregados e 200 empregados.

A educação especial também deve ser oferecida na rede regular de ensino para portadores de necessidades especiais, em classes, escolas ou serviços especializados. Nas creches, a novidade é a figura do cuidador, que irá participar ativamente dos cuidados com os alunos.



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