dezembro 02, 2009

Itatinga recebe Certificado de Município Verde Azul

Itatinga está entre as cidades do Estado que receberam no dia 1 de dezembro de 2009 a certificação Município Verde Azul. A divulgação do prêmio ocorreu durante o II Encontro Estadual Projeto Município Verde Azul, no auditório Celso Furtado no Parque do Anhembi, em São Paulo.

O evento contou com a participação do Governador José Serra, o Secretário do Meio Ambiente Xico Graziano, Prefeitos, vereadores e lideranças do Estado, onde foi divulgado oficialmente o ranking ambiental paulista dos municípios que fazem parte efetivamente do Projeto Município Verde Azul.

A principal proposta do Município Verde Azul foi descentralizar a agenda ambiental paulista, o projeto avalia dez diretivas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente. Os municípios receberam notas a partir do plano de metas elaborado ao longo deste ano.

Os 645 Municípios do Estado foram avaliados pela equipe técnica do projeto, do total, 563 concorreram à certificação com o Selo do Município Verde Azul e 156 foram certificados e receberam notas de zero a cem. As localidades que receberam notas acima de 80 receberam o certificado de Município Verde Azul, Itatinga classificou-se com 84,30 pontos e no ranking obtendo a 95ª posição.

O Prefeito de Itatinga Ailton Faria acompanhou a equipe técnica da Diretoria do Meio Ambiente, formada pela bióloga Flávia Carvalho, a professora Cecília Fanton e a estagiária Beatriz Biazzon, responsáveis pela aquisição da pontuação que saltou de 48,72 em 2008 para 84,30 em 2009.

O Prefeito salientou o trabalho constante e competente realizado pela Diretoria Ambiental, com o apoio de todos os departamentos da Prefeitura.

Neste primeiro ano de governo, o atual resultado é prova suficiente que conseguimos formar uma equipe de trabalho em prol da população itatinguense, principalmente no que diz respeito à questão ambiental sob comando da Flávia, envolvendo a Engenharia, Obras, Educação, Saúde, Jurídico, Esporte e Administrativo, qualidade de vida para mim representa garantir um meio ambiente saudável para atuais e futuras gerações, parabéns aos munícipes e a todos os funcionários da Prefeitura envolvidos, direta ou indiretamente neste processo, ressaltou o Prefeito.

A certificação garante ao Município prioridade em ter acesso no próximo ano a recursos provenientes dos órgãos financiadores do Governo Estadual relacionados à preservação e desenvolvimento sustentável, exemplo o FECOP e FEHIDRO.

Do site oficial da Prefeitura Municipal de Itatinga



Empregos Manager Online