dezembro 01, 2009

Lama Ole Nydahl ministra palestra hoje, em Botucatu

Por Renato Fernandes

Na noite de hoje, às 20 horas, Botucatu receberá o Lama Ole Nydahl, da linhagem Karma Kagyü de Budismo tibetano, para uma palestra sobre Budismo no Mundo Contemporâneo”, no salão da OAB, na Rua General Telles, nº 30 - Centro.

Segundo Scheilla Maria, uma das organizadoras do evento, a comitiva do Lama tem 14 pessoas. “Estará com eles um alemão que está produzindo um documentário sobre o Lama Ole.  Ele se chama Berno Kuerten e  o câmera-man, Ralph. Eles já filmaram no Centro Europeu do Caminho do Diamante, na Alemanha e também na viagem que o Lama fez  à Rússia. Neste projeto está incluído a documentação da passagem do Lama pela América do Sul, incluindo Botucatu”, diz.

Nydahl é dos professores de budismo mais populares do ocidente. Desde 1972, ele ensina o Budismo Tibetano, juntamente com sua esposa Hannah Nydhal, foram os primeiros estudantes ocidentais do 16ª Karmapa (mestre espiritual da antiga linhagem Karma Kagyü), que os reconheceu como protetores da linhagem. “O Lama Ole estabeleceu mais de 560 grupos e centros de meditação ao redor do mundo. É exemplo e inspiração do que se pode alcançar através da experiência direta da natureza da mente”, explica Maria.


Ao completar 3 anos de aprendizado e meditação, ele recebeu a iniciação para uma prática única da linhagem Karma Kagyu, o Phowa - “Consciência na hora da morte.
O mestre vem transmitindo essa prática a milhares de pessoas pelo mundo.

Conquistando os conceitos de vida das pessoas, de uma maneira não ortodoxa, Lama Ole é hoje a maior força na transmissão do budismo no mundo ocidental.

Botucatu - O grupo da linhagem Karma Kagyü sde Botucatu existe há três anos e praticva a doutrina budista de acordo com o “Caminho do Diamante”, sem fins lucrativos. O objetivo do grupo, é comseguir através da prática da meditação, experimentar a clareza das ações cotidianas, permitindo melhorar a qualidade de vida. Desde a sua inauguração, o centro já recebeu a visita de vários professores itinerantes, que viajam proferindo palestras e cursos.

O Centro Budista Botucatuense funciona na Rua Pinheiro Machado, nº 8. As reuniões acontecem às terças-feiras, às 21 horas e aos sábados, às 17 horas.



Empregos Manager Online