dezembro 08, 2009

"O Quebra Nozes" entra na reta final e local para apresentação ainda está indefinido

 Por Renato Fernandes

Na noite de segunda-feira, dia 7, o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci sediou o único ensaio geral com todo o elenco artístico e técnico do espetáculo de dança natalino “O Quebra Nozes”, que tem previsão de apresentação no próximo dia 14 de dezembro, em local ainda indefinido.

O ensaio contou com a presença dos músicos da Orquestra Sinfônica de Botucatu, que, ao lado da Oficina da Dança e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, assinam a produção da apresentação.

Segundo Flávia Fázzio, uma das responsáveis pela coreografia, “O Quebra-Nozes”, tradicional peça natalina, é uma obra de emoção e fantasia, que estreou em 1892 e continua sendo montada até hoje por companhias de balé do mundo todo. A música foi composta por Tchaikowsky, um dos mais influentes  compositores russos. A coreografia original é de Marius Petipa e Lev Ivanov.

A primeira montagem em Botucatu aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro de 2008 noTeatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. “Pensando no caráter cultural, educativo e abrangente que um evento deste porte propicia, os responsáveis pela organização e produção do espetáculo pretendem novamente presentear Botucatu com momentos de magia e emoção, remontando-o, e incluindo como parte das festividades natalinas da cidade”, coloca Fázzio.

Inicialmente a produção seria apresentada ao ar livre, como parte da programação do evento “Reluz - Natal Mágico da Gente de Botucatu”, que aconteceria entre os dias 13 e 20 de dezembro, no Largo da Catedral. Entretanto, o mau tempo alterou os planos da Prefeitura, que estuda a realização no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão (detalhes na página B5), em espaço coberto.
O espetáculo conta com a participação direta de aproximadamente 300 pessoas, entre atores, dançarinos e equipe técnica.

A história acontece na casa da menina Clara e seu irmão Fritz, na noite de Natal. Clara recebe de seu padrinho Drosselmayer, um boneco quebra-nozes. A menina dorme e no seu sonho o brinquedo ganha vida e a leva para o mundo da fantasia.

O ballet tem em seu elenco, crianças da Fundação Casa das Meninas, Projeto Constelações - desenvolvido com alunos da Rede Municipal de Ensino (EMEF Angelino de Oliveira, EMEF João Maria de Araújo Júnior e EMEF Rafael de Moura Campos), Grupo de Dança Oficina da Dança, Grupo de Dança Saia Rodada e Projeto Crescer.

Participação: Cia de Teatro Chafariz
Bailarinos convidados: Marília Coelho, Cíntia Uehara, Giovana Puoli e Arthur Gonçalves Sai
Iluminação: Robert Coelho
Coreografias e Direção Geral: Flávia Fazzio, Flavinho Alves e Patrícia Bertalot.



Empregos Manager Online