dezembro 30, 2009

Óleo de cozinha usado e garrafas pet valem acesso a balão no litoral paulista

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está com uma programação ambiental voltada para a reciclagem de garrafas pet e óleo de cozinha nesta temporada de verão no litoral paulista.

A ação faz parte das atividades do Programa Onda Limpa, maior programa de saneamento do litoral, com investimentos de R$ 1,9 bilhão e que terá como resultados a melhoria da balneabilidade das praias e das condições de vida da população.

Até o dia 31 de janeiro, tendas itinerantes da Sabesp circularão pelas principais praias oferecendo leques e água, além da oportunidade de acesso a um balão cativo, ou seja, fixado no solo por meio de um cabo com capacidade para levar até três pessoas a 40 metros de altura.
Interessados poderão ver a orla a 40 metros de altura e materiais recolhidos serão encaminhados para reciclagem
Para vislumbrar as belas praias paulistas no balão Onda Limpa, cada pessoa deverá levar um litro de óleo de cozinha usado ou cinco garrafas pet vazias. O óleo será revertido em matéria-prima para fabricação de sabão, detergente, biodiesel, entre outros, e as garrafas pet serão encaminhadas para cooperativas de reciclagem.

A aposta da Sabesp na atividade ambiental ajudará e evitar os efeitos produzidos pelo óleo ? produto altamente contaminante, uma vez que um litro pode poluir cerca de 22 mil litros de água. Além disso, a coleta de lixo nas praias (garrafas pet) tem o importante papel de conscientização da população para o saneamento ambiental.

Estima-se que 4 bilhões de litros de óleo de fritura sejam usados ao ano no Brasil, 2 bilhões dos quais são descartados após o uso. Do total descartado, estima-se que somente 5% sejam reciclados. Aproximadamente um terço da poluição dos rios e córregos decorre do despejo de lixo urbano, como garrafas pet.

Roteiro da tenda itinerante e do balão Onda Limpa:

Litoral Norte:

São Sebastião
De 26/12 a 03/01 ? Praia Juquehy
De 07 a 10/01 - Praia do Centro

Caraguatatuba
De 14 a 17/01 - Praia do Indaiá

Ubatuba
De 21 a 25/01 e de 28 a 31/01 - Praia Grande

Litoral sul:

Santos
20 a 29/12 e 21 a 31/01 - Praia do Gonzaga

São Vicente

30/12 a 03/01 ? Praia de Itararé

Praia Grande
07 a 10/01 -  Praia Guilhermina

Itanhaém
14 a 17/01 ? Praia de Cibratel

Guarujá
De 26/12 a 03/01 ? Praia da enseada

Bertioga

14 a 17/01 ? e 21 a 25/01 - Praia da Riviera de São Lourenço
28 a 31/01 - Praia de Boracéia

A programação está sujeita à alteração a critério da Sabesp. Tendo em vista
condições meteorológicas e de segurança, o acesso ao balão poderá ser
suspenso.  As vagas são limitadas de acordo com a ordem de chegada.


 
Assessoria de Imprensa da Sabesp




Empregos Manager Online